CEBI em destaque

CEBI-MS: Juventudes em ciranda e Bíblia

Dançando a ciranda da vida, trinta e duas pessoas estão reunidas em Campo Grande/MS, buscando entender como as juventudes se relacionam com a Vida e com a Bíblia. 

O encontro é promovido pelo CEBI-MS, que deseja aprender a ver a vida com os olhares juvenis. À luz de textos bíblicos, o grupo conversa sobre as realidades juvenis em Mato Grosso do Sul e no Brasil.

Juventudes, ameaças e oportunidades

A escravidão moderna em Mato Grosso do Sul (nas usinas de açúcar e álcool e nas fábricas), o tráfico de pessoas, o fundamentalismo e o conservadorismo religioso são temas destacados pelas pessoas participantes como grandes ameaças à vida juvenil. A situação das juventudes indígenas e migrantes paraguaias e nordestinas nas periferias urbanas é outra realidade preocupante no Estado.

A "descartabilidade" da pessoa jovem é outro fator da sociedade moderna que afeta a juventude, enxergada como um produto, no corpo, na sexualidade, ou como mão de obra barata. A escassez ou ineficiência de políticas públicas para a juventude são expressão do estereótipo do "jovem como futuro", mas quase nunca como presente na sociedade. O discurso adultocêntrico de que o jovem "escolhe o caminho mais fácil", como se prostituição e drogas fossem caminho fácil, também é questionado.

O grupo se debruça em busca de alternativas, a serem encontradas pela própria capacidade criativa juvenil. Enfrentar todas as formas de violência, incluindo a violência da ausência do direito de escolha num momento da vida em que a pessoa é forçada a escolher. Lidos na perspectiva juvenil, diversos textos bíblicos iluminam os debates: Mt 15,21-28 (a Mulher Cananéia); Lc 15,11-32 (o irmão mais velho que não aceita o mais novo); Ef 6,1-4 (conselhos para relação entre pais/mães e filhos/as); At 20,1-12 (o jovem que cochila escutando o discurso de Paulo).

O grupo se compõe especialmente de jovens, provenientes de diversas cidades de Mato Grosso do Sul. Há também participantes de Rondônia, Goiás e do Distrito Federal. O encontro é assessorado por Vanildes Gonçalves, de Brasília.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×