CEBI em destaque

CEBI-MS e Faculdade Batista Ana Wollerman reúnem 204 pessoas em encontro

CEBI-MS e Faculdade Batista Ana Wollerman reúnem 204 pessoas em encontro

Bíblia e Ecologia foi o tema do Seminário. O assessor foi Frei Carlos Mesters. A atividade aconteceu nos dias 16 a 18 de setembro e foi promovida pelo CEBI-MS, em parceria com a Faculdade Batista Ana Wollerman, da cidade de Dourados/MS. O encontro contou com as presenças duzentas e quatro pessoas das várias cidades do Mato Grosso do Sul, participantes de diversas igrejas cristãs: Metodista, Presbiteriana Independente, Batista e Católica Romana.

A seguir, a descrição do encontro, de acordo com o relato da coordenação do CEBI-MS.

Um ambiente tranqüilo, mistura de cores, fonte de água, flores, perfumes, brisa, cheiro de gente, calor humano… era o que precisávamos para iniciar o encontro tão esperado. A pastora Lílian (Igreja Metodista) graciosamente abriu o seminário com um rico momento de louvor a Deus e também conduziu a liturgia durante o encontro. Ouvindo o som das águas, percebendo as plantas, os animais, este foi o convite de nosso primeiro e forte momento celebrativo. Um ambiente aconchegante que ajudou a garantir a tranqüilidade de todo o encontro, nos fez refletir, sonhar, caminhar: "Pois sabemos que a criação toda geme e sofre em dores de parto até o momento presente… e não é somente ela, mas também nós que possuímos os primeiros frutos do Espírito, esperando a adoção e a libertação de nosso corpo" (Rm 8,22-23). Na noite de sexta feira assistimos ao vídeo "As quatro ecologias" de Leonardo Boff, (ambiental, social, mental e integral), muito rico, fazendo-nos perceber a abrangência e o cuidado com o mundo. Falou-nos Frei Carlos que a ternura, o diálogo e a reunião são necessidades especiais de comportamento para os dias de hoje. O conteúdo abordado foi de uma riqueza que contagiou a todos os que estavam presentes.

A metodologia utilizada pelo assessor Frei Carlos Mesters inseriu a todos/as os/as presentes no pensamento da "Casa Habitada", principalmente no amor e na importância que a terra tem para todos nós. Caminhamos pela Bíblia olhando os textos que falam e rezam a natureza. A grande utopia do bem viver está expressa no mito do Paraíso Terrestre que aparece no começo e no fim da Bíblia, Gênesis e Apocalipse. Com os mitos nas narrativas da criação (Gn 1 e 2) percebemos que a única imagem de Deus é o ser humano, parecido com Deus. E que o caos, as trevas são mantidos fora da casa. Nos mitos os povos dizem quem são, e, conseqüentemente revelam sua história. Olhando, orando os Salmos percebemos a história do passado contado para lembrar as maravilhas de Deus, animar as pessoas, levá-los a conversão e agradecer.

Os Salmos são os lugares onde a água sai do chão e começa a correr sobre a terra. Os livros de Oséias, Isaias, Jeremias cantam o amor de Deus para com os eu povo. Com os textos dos Evangelhos, Frei Carlos mostrou-nos o relacionamento de Jesus com a natureza. "Olhai os lírios dos campos…" "os pássaros tem ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça" Olhando textos de Mateus conversamos: O que Jesus aprendeu sobre Deus olhando a natureza? Jesus conheceu Deus através da natureza e usava o que havia aprendido sobre a natureza para falar de Deus.

As horas passaram sem que percebêssemos, tal foi à integração que houve entre os todos os participantes e nos oportunizou um aprendizado que ficará incorporado em nós, visto a profundidade e a beleza do que aprendemos e vivenciamos durante o seminário.

 

 

Ainda por ocasião de sua visita a Dourados, Carlos Mesters esteve com liderenças indígenas Guarani-kaiowá. Leia a notícia.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×