CEBI em destaque

CEBI-GSP: Estruturar é preciso – As cartas pastorais

CEBI-GSP: Estruturar é preciso - As cartas pastorais

No primeiro século, havia comunidades cristãs espalhadas pelo Mediterrâneo e que, para continuarem animadas, frente ao perseguidor império romano, eram assessoradas por Paulo e seus discípulos. Mais parte, depois da morte de Paulo de outras lideranças, os grupos começaram a sentir necessidade de lideranças e de divisões de tarefas para o bom andamento das atividades.

As duas cartas a Timóteo e a carta a Tito tratam especificamente deste assunto: como organizar a comunidade. É o início da institucionalização do movimento de Jesus. Isto se faz necessário para que o movimento não se acabe, cooptado pela sociedade de seu tempo. Desta forma, as três cartas são conhecidas como cartas pastorais. A análise de seu conteúdo faz com que sejam denominadas cartas deuteropaulinas, uma vez que a provável data de sua redação coincida com a época em que Paulo já havia morrido, e quem as redigiu foi o grupo que o seguia.

Este assunto foi abordado com toda a propriedade e simpatia pelo prof. Paulo Roberto Garcia, pastor metodista, que esteve reunido com o grupo do CEBI Grande São Paulo, no bairro do Jaraguá durante os dias 24 e 25 de agosto de 2013.

As cartas provavelmente respondem aos desafios que a comunidade enfrentava no dia-a-dia: como escolher as lideranças, como orientar os vocacionados, como se utilizar corretamente das Sagradas Escrituras, como tratar os marginalizados, as viúvas, os idosos, entre outros. É inegável que as traduções do grego para o português acarretaram interpretações equivocadas, sobretudo no que diz respeito à mulher. Entretanto a leitura atenta revela que, mesmo na tradução correta, a institucionalização é que pode provocar rixas e erros entre os membros e, sem tomar o devido cuidado, a comunidade corre o risco de reproduzir a estrutura da sociedade em que está inserida.

Este é o alerta para nós hoje: precisamos das estruturas, mas de certa forma, precisamos nos opor a elas, isto para mantermos a essência e caminharmos buscando formas alternativas e inclusivas – que por vezes são mais difíceis e exigentes – para que não reproduzamos, só porque é ‘mais fácil' ou ‘todo mundo faz assim', os nossos hábitos e costumes impostos pela ideologia excludente capitalista.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×