CEBI em destaque

CEBI em Moçambique: tecendo laços para uma leitura libertadora

Durante o mês de outubro, Mercedes de Budalles e Célio Amaro, ambos do CEBI-GO, estão em Moçambique, na África, representando o CEBI. Eles embarcaram para um trabalho de troca de experiências, formação bíblica com lideranças locais e também para diálogos com professores/as e estudantes de uma escola popular.

O objetivo da integração é partilharum pouco da nossa experiência com a leitura popular da Bíblia e também aprender com nossos irmãos e nossas irmãs de Moçambique”, afirma Célio.

Em meio a uma programação intensa, que conta com  diferentes encontros nas regiões de Nampula (centro-norte) e Cabo Delgado (norte), Célio e Mercedes vão enviando notícias:

Chegamos bem a Mecuburi, no dia 04 de outubro. Fomos conhecer o projeto da Escola Familiar Rural, Muito apaixonante e desafiante. A realidade das escolas aqui é de doer o coração…

Hoje já é dia 17 de outubro, trabalhamos com lideranças da Paróquia Católica de Cristo Rei, em Metoro. Um dia de muitas partilhas de saberes, estudos de textos bíblicos e descobertas. Somos 24 participantes. O jeito do povo cantar e celebrar é contagiante. A gente sente Deus falando em tantas línguas e sons.”

No dia 21 de outubro, Mercedes e Célio estiveram em Namuno, província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique. No encontro, organizado em parceria com a diocese Católica de Pemba, participaram 45 pessoas. As comunidades católicas de Namuno contam com a colaboração dois padres brasileiros: Eriberto e Pedrinho Secreti, que por muitos anos foi articulador do CEBI em Rondônia.

Integração

A relação entre o CEBI e as comunidades de Moçambique já dura mais de 20 anos. Ainda no ano de 2006, em um seminário de avaliação sobre a relação entre o CEBI, o ISER-Assessoria e outras entidades com presença em Moçambique, depois de partilharem a história de seu povo, os representantes moçambicanos foram indagados sobre o que as Igrejas de Moçambique esperam do Brasil. Romão Joaquim Capossa, um dos participantes, de maneira profética, afirmou: “que vocês simplesmente nos ajudem a sermos mais moçambicanos e mais africanos”.

A fala de Romão (integrante da Igreja Católica), confirmada por Carlos Matsinhe e Elias Muholove, ambos da Igreja Anglicana, reforçou a escolha que o CEBI já havia feito: evitar toda e qualquer forma de neocolonialismo, mesmo em nome da Leitura Transformadora da Bíblia. Assim tem sido a presença do CEBI…

  • durante anos colaborou no Seminário Unido de Ricatla, entidade de formação teológica que congrega estudantes de seis a oito igrejas protestantes;
  • também de onde nasceu a Rede Emaús, experiência autóctone de leitura libertadora da Bíblia, a Rede Emaús vive momentos de fragilidade, depois de vários anos de boa caminhada.

Ainda assim, o CEBI continua apostando na ampliação de uma teia de grupos de leitura bíblica com rosto moçambicano, que possa servir cada vez mais da busca pela superação das dificuldades daquele povo a partir de suas próprias iniciativas.

Moçambique é um país em que as Igrejas possuem importante papel, seja no enfrentamento da pobreza ou no permanente esforço de recuperação de suas tradições. Uma cultura rica e diversa, com tantos idiomas (são 28!), que acabou sendo sufocada em função de tantos anos do colonialismo português. O CEBI busca, neste contexto, ajudar a problematizar temas como violência contra a mulher e o machismo, por exemplo. E aprende,  cotidianamente, a ler a Bíblia a partir da experiência da negritude.

Mais fotos: acesse a galeria completa.

Fonte: CEBI Comunicação. Colaboraram Edmilson Schinelo, Secretário de Articulação do CEBI Nacional, e Célio Amaro, do CEBI-GO. 23/10/2017.

Fotos: Enviadas por Célio Amaro desde Moçambique, via WhatsApp.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×