CEBI em destaque

CEBI CENTRO-OESTE: Justiça socioambiental é debatida em seminário

CEBI CENTRO-OESTE: Justiça socioambiental é debatida em seminário

Nas terras goianas de Anápolis, do Jongo de Iracema, nos dias 05 a 07 de junho de 2015, ocorreu o Seminário com a temática da justiça socioambiental. E para marcar sua presença nessa terra as 45 pessoas participantes do seminário armaram a tenda dos grupos, movimentos e entidades comprometidas com a promoção de um mundo mais justo e solidário. 

Vindos/as dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal e de Goiás e das Igrejas Católica Apostólica Romana, Metodista e Presbiteriana Independente, bem como do Espiritismo Kardecista, da Umbanda e do Candomblé, os participantes contaram com a facilitação de Cleuton Cesar Ripol de Freitas, advogado do MST e professor de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Valmor da Silva, biblista e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC).

Cleuton apresentou expressões que estão intrinsecamente ligadas à ideia da justiça socioambiental, dentre elas: conflitos e racismo ambiental. Destacou alguns aspectos da lei da biodiversidade e da PEC 215, além de apresentar as diferenças do sistema de justiça e o sistema normativo. Ressaltou a necessidade de empoderar as lideranças das comunidades populares, pois, há setores do capitalismo, como o agronegócio, que possuem um extenso conhecimento legal, inclusive são exímios conhecedores das “brechas da lei”. Para este facilitador, que é operador do direito, a justiça é monocromática (branca), ocidental, masculina, europeia e cristã.

Já o biblista Valmor elencou os diversos textos bíblicos do primeiro e segundo testamento que contém elementos para pensar a justiça socioambiental. Nos textos do primeiro testamento Valmir destacou a como o povo hebreu compreendia a ideia de justiça, além disso, diferenciou essa concepção hebreia das concepções filosóficas de Aristóteles e Tomás de Aquino. A partir da exegese de vários textos bíblicos conclui a ideia de justiça de Deus com o texto de Oséias 2, 23-25.

O encontro encerrou-se provocando aos/as participantes a se envolverem em ações que promovam a justiça socioambiental, bem como produzir material para as comunidades e igrejas para discutirem a temática a partir das realidades locais.

Texto: Nelson Gonçalves Filho

Confira alguns depoimentos:

“O tema sobre Justiça Socioambiental é amplo e complexo, pois quando se fala em socioambiental temos que pensar desde as nossas práticas cotidianas até a “Casa Comum”, relacionada com realidades referentes a etnia, gênero e geração, por exemplo. O tema me fez questionar as minhas práticas cotidianas, me fez ver tudo com um olhar de Deus e me fez perguntar: Enquanto CEBI o que iremos fazer  diante dessa realidade tão ampla e complexa? (Ismaelita/TO).

“Eu achei muito proveitoso. Gostei das duas abordagens, tanto das reflexões sobre Justiça Socioambiental, quanto da parte bíblica. Os trabalhos em grupo foram ótimos porque provocam debate, a gente conversa e conhece a realidade do outro,  vê que as lutas são parecidas e se fortalece” (Nayara/MS, 28 anos).

“Para mim foi diferente. Eu estou muito contente de estar com pessoas de outras igrejas. Na verdade, é tudo muito novo para mim. Eu nunca tinha participado de uma realidade assim e de certa forma, eu estou me sentindo muito inquieta para fazer alguma coisa “lá fora”. Mexeu comigo” (Luana/TO, 21 anos).

“A temática é fundamental aqui no Brasil e na nossa Região, caracterizada pelo Cerrado, que tem uma importância fundamental por causa da hidrografia. Os trabalhos em si foram reveladores, no sentido de que é possível sim trabalhar a Bíblia com a temática da Justiça Socioambiental. Um aspecto relacionado à conjuntura é que é necessária uma luta constante de compromisso com a transformação social. Ficou claro para nós que não há luta por Justiça Ambiental e pela Justiça como um todo, se ela não for Socioambiental”. (Ariel/MS, 28 anos).

“Foi muito importante. É um tema complexo. Por isso, o seminário não conseguiu dar conta de tudo; foi um aperitivo. Então é preciso aprofundar nos Estados. Mas, podemos dizer que o nosso compromisso foi iluminado, à Luz da Palavra, com a dimensão da Justiça Socioambiental” (Nelson/MT, 29 anos).

Depoimentos coletados no contexto do Seminário Regional do CEBI Centro-Oeste. Dias: 05 a 07 de junho de 2015. Local: Anápolis/GO.

Confira algumas imagens:

""

""

""

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×