CEBI em destaque

CEBI-CE fortalece a Leitura Popular da Bíblia em Fortaleza

O CEBI do Ceará vem realizando encontros de estudos bíblicos todas as quartas-feiras, reunindo homens e mulheres vindos de vários lugares de Fortaleza. A partilha de saberes acontece na sede, Casa do CEBI Ceará. O estudo vem seguindo o roteiro do livro escolhido pelo grupo. O grupo atual foi criado no início de fevereiro de 2017,  com o objetivo de dar acesso às pessoas o conhecimento do CEBI e de suas várias atividades.

“As pessoas chegam para o Círculo e de lá vão para as escolas bíblicas ou outras formações proporcionadas pela Casa.” (Leidiane Sousa)

Durante esse dois anos de trabalho, o grupo já fez analise e reflexão de alguns livros, tais como:

Estão a frente do grupo: Fátima Alves, Helena Macedo e Tatsuko Kishita (Assessoras do CEBI – CE).

Veja o depoimento de Jacqueline Lopes, participante do Círculo Bíblico Casa – CE:

Você sabe o que é um Círculo Bíblico?

O círculo bíblico é uma experiência catequética permanente e contínua. As primeiras experiências com o círculo bíblico remontam à antiguidade. Segundo Carlos Mesters, o que se tem notícia, é que o círculo bíblico foi vivenciado por Jesus durante os trinta anos, quando trilhou os caminhos de evangelização. Quando se encontrava com a comunidade, rezava, cantava, lia e meditava um trecho bíblico, e os participantes dialogavam sobre os problemas que lhes afligiam e, a partir de uma troca de experiências e saberes, eles vislumbravam possíveis soluções para os seus problemas.

Na contemporaneidade, os círculos bíblicos utilizam a metodologia de Paulo Freire a luz das sagradas escrituras. A metodologia freireana apenas promove as condições necessárias para que o círculo bíblico aconteça, ou seja, através da troca dialógica do saber. Mas o que transforma os corações é o amor. Compreender o que Deus falava para as comunidades na época bíblica, e o que Ele nos fala hoje, é um exercício que é possibilitado pelo diálogo experimentado no círculo bíblico. O caminho do ver, julgar e agir proposto num círculo bíblico é pedagogicamente possível, quando as pessoas falam de suas histórias de vida, as julgam a luz da Palavra, e agem no chão da vida concretamente, dispostas a lutarem por justiça social.

O CEBI e Leitura Popular da Bíblia no Brasil

No CEBI, desde a sua origem, a metodologia utilizada é a Leitura Popular da Bíblia, que nasceu a partir da Educação Popular. O encontro é o passo primordial para que o círculo bíblico possa acontecer. Mas não simplesmente encontrar-se por encontrar, mas encontrar o Deus vivo na Palavra. Para que os círculos bíblicos aconteçam de modo que os corações dos/as participantes possam arder pela ação do Espírito Santo, é mister que o fogo transformador possa despertar o gênero humano, cada um no seu ritmo e no seu passo em direção a Jesus.

Destarte, é possível transformar a realidade. Mas essa transformação não se dá solitária ou individualmente, mas no contato com a alteridade. Esta transformação perpassa pela dimensão relacional e dialógica. O diálogo para Paulo Freire, era existencialmente necessário para o ser humano. Ele difundiu a importância do diálogo, mas enfatizou o amor no seu método pedagógico.

Pode-se constatar a presença deste amor no caminho de Emaús (Lc 24, 13-35). Mesters afirma que esta é uma das passagens do evangelho, que a pedagogia de Jesus se concretiza através do encontro. Ele acrescenta ainda, que este, é um dos trechos das escrituras, que apresenta e representa o círculo bíblico. Quando os discípulos estavam tristes, e ao se encontrarem com Jesus no caminho, Jesus os escuta, eles dialogam, eles abrem os corações deles, e falam dos acontecimentos que estão lhes tirando a paz. Jesus os anima através da Palavra. Quando eles sentem o coração deles arderem, eles despertam e descobrem a presença de Jesus vivo no meio deles. Então, assim como os discípulos de Emaús, as pessoas que participam dos círculos bíblicos, estão mais susceptíveis para despertarem e descobrirem o Deus vivo no meio delas durante o caminho que percorrerem juntas, e quando isso acontece, elas transformam a si mesmas e a realidade que vivem.

Partilha do CEBI-CE.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×