CEBI em destaque

CEBI-BA: Povos Originários e Diversidade Religiosa

CEBI-BA: Povos Originários e Diversidade Religiosa

Buscando a sintonia com as discussões capitaneadas pelo CEBI Nacional, após ter representantes nos três Seminários Nacionais do CEBI, o CEBI-BA entendeu ser este o tempo oportuno para o aprofundamento dessa importante temática.

Nos dias 23 a 25 de maio de 2014, reunidos na Casa do Renascimento, em Feira de Santana, animados pelo tema Povos Originários e a Diversidade Religiosa. O grupo contou com 31 participantes representantes das diversas áreas de atuação do CEBI-BA (Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Irecê, Itabuna e Teixeira de Freitas), tendo a assessoria de Adriana Fernandes e do pastor Waldir Martins.

O grupo de Alagoinhas conduziu a oração inicial com a leitura bíblica Atos 2:1-11. Após momento de silêncio, uma dança tribal de Soweto um tempo para relaxamento fizeram as pessoas mergulhar em oração.

A assessora convidou o grupo a refletir sobre a diversidade religiosa em nossos dias, bem como sobre a necessidade do respeito e reconhecimento ao diferente e a importância de reconhecer o sagrado presente no outro e na outra. A Bíblia é livro de memória que nos leva a conhecer a experiência dos antigos e reconhecer os valores herdados da família e dos idosos que fizeram parte da nossa caminhada de fé.

Em continuidade ao processo de reflexão, o pastor Waldir destacou a pertinência do tema para os nossos dias em face dos inúmeros casos de intolerância religiosa “Num contexto de extrema violência em que nos encontramos, urge a cristãos e cristãs a iniciativa de empreender uma caminhada que reconheça o lugar de todas as expressões religiosas. Ao mesmo tempo é necessário que cada grupo religioso faça um auto-exame no sentido de reconhecer, identificar os aspectos da sua teologia que contribuem diretamente para gestos de violência e exclusão no sentido religioso”, destacou pastor Waldir.

Em grupos pequenos, houve um tempo para discussão e reflexão a partir dos seguintes questionamentos: Em que nós cremos? Como a nossa fé está direcionada? Em que alicerces nos pautamos para acreditar no que acreditamos hoje? Em que fonte em que bebemos hoje?

Animado pelos textos de Luis Dietrich e Haroldo Heimer, o grupo continuou a ser provocado à reflexão a partir de mais três questões:

– Quando historicamente teve início um processo maciço de adoração de YHWH como Deus único?

– Em que momento da história do povo hebreu consolidou-se o monoteísmo como sistema religioso dominante?

– Como coadunar politeísmo, monolatria e monoteísmo na história do povo hebreu e na religião deste povo?

Na parte final do encontro Adriana trouxe a perspectiva do Bem Viver a partir do evangelho de João, repercutindo o binômio Violência versus Bem viver.  Duas perguntas pautaram os trabalhos em grupo: Qual a religião de Jesus? Em que espiritualidade ele bebeu?

O encontro foi renovação de esperança e gratidão pelo tempo passado junto estudando e em profunda vivência de avaliação da fé e da caminhada de lutas. Por fim, foi feito o convite para que todo o grupo retorne a Feira de Santana nos dias 15 a 17 de agosto para a continuação dessa discussão com a presença de Luiz José Dietrich, Diretor Adjunto do CEBI Nacional.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×