CEBI em destaque

CEBI assessora I Encontro de Homens da CPT Bahia

via CPT Bahia*

I Encontro de Homens da CPT Bahia é realizado em Salvador

Nos dias 28 e 29 deste mês, 17 homens da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional Bahia, agentes das equipes sub-regionais, participaram do I Encontro de Homens na sede da CPT, na capital baiana. O debate central teve foco no machismo e no poder masculino que se impõem em relações de gênero opressivas e desumanizadoras. A assessoria foi de Edmilson Schinelo, do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) – Mato Groso do Sul, que trabalhou na perspectiva das imagens de Deus e das posturas de homens e mulheres na Bíblia, como luzes para interpretar criticamente nossas atitudes cotidianas contraditórias com nossos ideais cristãos.

A motivação do encontro, reiterada pela maioria dos participantes no início, era a necessidade e a disposição de reconhecer e debater sobre o machismo estrutural que se expressa no cotidiano das relações com as mulheres em geral e com as companheiras da CPT em particular, que ocasionaram a iniciativa. A provocação inicial perguntava se esta disposição era para desconstruir estas práticas e construir outras relações entre homens e mulheres e entre homens, no horizonte do Evangelho de Jesus. Fundamental foi o reconhecimento da condição masculina como privilégio, primeiro de uma série que pode ser de muitos outros privilégios (de raça ou etnia, classe, geração, origem geográfica etc.), o que resulta em desigualdades e opressões, frontalmente opostas ao projeto de Jesus. Tais dificuldades se refletem, entre outras, em relação à nossa corporeidade: “herdeiros de um jeito violento de ser”, nos submetemos à confusão entre masculinidade, rigidez e rispidez.

Distinção fundamental se colocou desde o início: entre o que é próprio da Natureza e o que é obra da Civilização e da Cultura e, como tal, pode ser desconstruído. Também outra, correlata: entre sexo e gênero. Uma confusão que tem sido largamente usada para respaldar atitudes de falsa superioridade de homens, brancos, ricos, católicos, héteros…

A Bíblia está repleta de modelos de masculinidade com que homens se digladiam com o Projeto de Deus: personagens como Abraão, Moisés, Davi, Salomão, Ezequiel, Pedro e outros abusaram de uma pretensa autoridade masculina para impor, com maior ou menor violência, propósitos seus, às vezes confundidos com a vontade de Deus. A leitura crítica de alguns textos bíblicos mostraram como a Bíblia, ontem e hoje, tem sido compreendida por homens em maioria, quando não superficialmente, muitas vezes, de maneira claramente enviesada, numa perspectiva autoritária e machista. Mesmo diante de textos de elaboração ou influência feminista, que nos revelam a face amorosa e companheira de Deus em contraposição a uma imagem sua belicosa e mesmo sanguinária. Por exemplo, no Antigo Testamento, Deus como El Shaddai, traduzido por “Todo Poderoso”, quando se trata, no original, de “Seio Materno” (Gn 49,25 e Sl 131,1-2).

Por outro lado, a Bíblia também nos apresenta exemplos de homens sensíveis, acolhedores, fiéis, reveladores da amorosidade de Deus, tal como José, pai adotivo de Jesus, e em todas referências no Evangelho de João ao Discípulo Amado. Estes homens foram capazes de escutar, de sentir e perceber a importância de cada ser em sua condição humana de igualdade fundamental diante de Deus, sem hierarquias e superioridades.

Estas raízes estruturantes de nosso machismo podem hoje nos explicar, mas não mais justificam nossos comportamentos dominadores e opressivos de nossas companheiras e de nós mesmos, antes nos instigam a superá-los, em prol de coerência e fidelidade ao Deus dos Pobres, dos Pobres da Terra e da Terra de Deus, como cremos e professamos o Projeto de Deus na CPT. Passemos a valorizar bem mais as práticas e valores da igualdade e do respeito, sensíveis uns aos outros, em situações em que nem o homem, tão pouco a mulher, fiquem atrás um/a do/a outro/a, mesmo porque estamos juntos/as no mesmo barco, ao lado um do outro, na vida, no mundo, nos sonhos e lutas por Nova Criação.

As conversas que fizemos no encontro, em grupos e em plenário, levantaram, com inédita franqueza e honestidade, situações, constatações e desafios para novas relações, de amor e respeito, equilíbrio e equidade, com nossas companheiras e entre nós, como também com pessoas de outras orientações sexuais. Concluímos que faz-se necessário a continuidade deste debate, de novo entre nós homens, porque muitos aspectos ainda há para serem discutidos neste meio, e entre homens e mulheres da CPT Bahia, juntos e juntas. Realçamos que a perspectiva bíblica facilita o debate e amplia seu alcance, com mais chances de novas e mais coerentes práticas cotidianas, em casa e no trabalho pastoral.

Entendemos este como um momento histórico para a CPT Bahia, que nos deixa com o sentimento de que resgatar o feminino que há em nós talvez seja a nossa única esperança.

Texto: Os agentes da CPT Bahia. Publicado originalmente no site da CPT Bahia.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×