CEBI Colunistas

O protagonismo jovem na bíblia e na vida

Jovens e os espaços religiosos

por O Peregrino*

2018 é mais um ano em que o Brasil vai às urnas. E o que me surpreende é que as caras são as mesmas dos últimos quatro pleitos nacionais. Pergunto-me: onde está a juventude e por que não surgem novos nomes (mesmo após os inúmeros escândalos)?

Baseado no primeiro capítulo de Daniel, pensei ter encontrado alguns pontos que podem iluminar a resposta dessa questão.

Espaço

A narrativa do livro de Daniel começa apresentando um espaço de formação para jovens poderem aconselhar o rei (hoje diríamos votar e decidir o futuro da nação) e nesse local receberiam os conhecimentos intelectuais e também a alimentação para o corpo. Afinal, somos mente e corpo; não se pode querer cuidar de um ou de outro porque é impossível separá-los.

Eis aqui o primeiro problema que constatamos, poucas pessoas jovens conseguem acesso ao conhecimento intelectual (infelizmente a escola pública é um espaço onde não se ensina, simplesmente cumpre-se o currículo e ‘aprenda quem quiser’) e à alimentação que é deficitária (basta ver que até ‘ração’ já foi proposta como alimento na escola e, em outros lugares, pode se servir somente uma vez, como se a fome fosse igual para todos).

Aliás, a alimentação é um problema sério a ser resolvido. Lemos no escrito bíblico que os jovens que iam ser educados comiam da mesa do rei, ou seja, comiam os melhores alimentos e também bebiam do melhor. Penso que é necessário construir novamente um espaço onde possa haver educação de qualidade para jovens, porque não são o futuro de uma nação. Não, eles são o presente.

De tanto falarmos que eles eram o futuro, chegamos a esse ponto em que não vemos rostos jovens decidindo o futuro da nação (e refiro-me aqui ao aspecto político institucional e não aos movimentos sociais).

Até quando veremos a falta desse espaço e não questionaremos? Até quando vamos assistir o desmonte da vida de quem pode mudar o país e ficaremos discutindo o passado como se ele fosse o único culpado?

Aprendamos que ou (re) construímos esse espaço ou continuaremos sendo um país que olha para o passado buscando encontrar o futuro.

Propósitos firmes

Chega-se então ao segundo ponto: propósitos firmes. Dentro daquele grupo, o autor nomeia quatro judeus que hoje chamaríamos de ‘piedosos’. Eles não querem se contaminar com o que vem da mesa do rei porque sabem que não seria agradável ao Senhor. Também devemos lembrar que, para os antigos, comer com alguém era sinal de aliança. Então, o que eles estão mostrando é que não desejam compactuar com o sistema vigente. Eles desejam continuar vivendo como judeus (filhos de Deus) e não querem ser súditos do rei (obediência humana). O chefe dos eunucos (hoje seria o diretor da escola) combina que, por dez dias, vivessem como desejavam. Depois, os compararia com os demais.

Resultado: ao término do combinado, eles eram os mais saudáveis de todo o grupo.

O que podemos perceber aqui é que quanto mais firme for nosso propósito em nossas decisões, maior é a probabilidade de conseguirmos os objetivos. Porém, o que se deseja hoje é que a juventude siga o sistema e não o questione. É tempo de aceitar que jovens façam suas escolhas, que mostrem novos caminhos e que, inclusive, apontem que estamos seguindo um caminho errado e que nós nos convertamos. Não podemos mais enxergar a juventude como uma massa de barro que nós moldamos.

Ora, se conquistam um espaço para que aprendam, também é um direito que tenham propósitos e que os apoiemos a cumpri-los. Não podemos usar os velhos argumentos de que já foi feito assim um dia e não deu certo. Que abram caminhos, como diz Isaías:

“Preparai um caminho (…) aplainai a estepe (…) que o tortuoso se endireite” (cf. Isaías 40,3-4).

Mas para isso é preciso o terceiro ponto.

Crença no sobrenatural

No final do primeiro capítulo, lemos que Deus concedeu um profundo conhecimento aos quatro jovens. Percebe-se aqui a mão de Deus agindo. Atualmente, o ser humano acha-se autossuficiente e pensa que não precisa do espiritual. Fazem-nos crer que Deus é um relojoeiro que fez um relógio (mundo) e o abandonou. Mas não. Deus continua nos convidando a cuidarmos do mundo com Ele. Por isso, não podemos desprezar a crença no sobrenatural. Há coisas que parecem impossíveis a nós, mas que Deus nos ilumina para fazer e cumprir.

É impossível que a humanidade volte a viver. Porém, Cristo mostra o poder de uma nova vida (tanto espiritual quanto material). Lembremos de suas palavras a Nicodemos:

“Da carne nasce carne, do Espírito nasce espírito” (João 3,6).

Se a juventude conquista espaços e mantém propósitos firmes, só nos resta crer no sobrenatural e confiar de que ela seguirá o caminho correto.

Que a luz do primeiro capítulo de Daniel e do renascimento de Nicodemos nos ajude a fazer o nosso melhor. E também a acreditar que Deus, que iniciou a boa obra, também irá terminá-la. Assim, chegaremos finalmente ao lugar que mana leite e mel, onde ‘não haverá mais tristeza nem dor, porque o velho mundo passou’.

Fonte: Texto de O Peregrino, colunista do projeto Voz Popular, do Centro de Estudos Bíblicos.

✍️ Quer saber mais sobre o projeto?
Acompanhe o CEBI Nacional na plataforma Medium.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×