Teologia da Libertação

Entrevista com Jon Sobrino

Entrevista com Jon Sobrino

Entrevista com Jon Sobrino

Jon Sobrino nasceu em Barcelona é um sacerdote e teólogo jesuíta que vive em El Salvador, importante expoente da Teologia da Libertação. Licenciado em Filosofia, mestre em Engenharia Mecânica (St. Louis University) e doutor em Teologia (Universidade de Frankfurt), é diretor do centro Monsenhor Romero e professor de teologia na Universidad Centroamericana de San Salvador – UCA.

Durante a ditadura militar salvadorenha, Sobrino escapou de ser assassinado no massacre à comunidade jesuíta ocorrido em 16 de novembro de 1989 quando um grupo paramilitar entrou na Universidad Centroamericana, onde era professor, e assassinou seis jesuítas, a cozinheira e sua filha. Sobrino não estava na casa por estar substituindo Leonardo Boff em um curso de Cristologia na Tailândia.

Foi condenado a silêncio obsequioso pela Congregação para a Doutrina da Fé (o antigo Santo Ofício, cuja função é promover e tutelar a doutrina da fé e da moral em todo o mundo católico romano).

Escreveu diversas obras entre elas: Voz dos sem voz: a palavra profética de D. Oscar Romero (em co-autoria). São Paulo: Paulinas, 1987; Solidários pelo reino (em co-autoria com Juan Hernandez Pico). São Paulo: Loyola, 1992; A fé em Jesus Cristo: ensaio a partir das vítimas. Petrópolis: Vozes, 2001; Fora dos pobres não há salvação: pequenos ensaios utópico-proféticos. São Paulo: Paulinas, 2008.

Escobar: Em um de seus livros "Fora dos pobres não há salvação", você diz que a igreja se perde a partir do momento em que se centraliza na culpa e não no sofrimento do ser humano. É ainda possível reverter essa centralidade?

Jon Sobrino: O que eu quis dizer é o que está no fundo da conhecida frase de J.B. Metz: "O primeiro olhar de Jesus não se dirige ao pecado, mas ao sofrimento dos outros […]. A doutrina cristã da redenção dramatizou em excesso a questão da culpa e relativizou a questão do sofrimento" (Memoria passionis, pp. 164-165).

Isto em absoluto ignora o "pecado", que há muitos anos defini como "o que gera morte". Pecado é aquilo que "deu morte ao Filho de Deus e pecado é o que gera a morte dos filhos e filhas de Deus". Nessas mortes, e em todo tipo de sofrimento infligido, deve se centralizar antes de tudo a igreja.

O central são as vítimas, e convém ter muito presente os que geram as vítimas, o que também a igreja tem dificuldade de fazer. Estes podem ser pessoas, grupos como oligarquias, exércitos, paramilitares, bem como estruturas econômicas e políticas que geram morte. Também os meios de comunicação, ambientes culturais, uma vez que podem facilitá-las ou acobertá-las.

Em breves palavras, quero agora citar uma das últimas frases de José Comblin, que acaba de morrer: "Não é preciso enrolar muito. O mundo se divide entre opressores e oprimidos". Indubitavelmente há que se levar em conta "a culpa" – sobretudo dos opressores, e também, em menor medida, a dos frágeis. Mas primeiro é o sofrimento dos frágeis. Assim começou tudo. Sejam quais forem os "pecados" das tribos de escravos do Egito, o olhar de Javé dirigiu-se a seus sofrimentos, e seus ouvidos a seus clamores. É possível ser humano e cristão desta forma? Sim. Assim foi Monsenhor Romero.

Escobar: Algumas correntes dizem que a Teologia da Libertação, com o passar dos anos, não se renovou e inclusive tendem a dizer que morreu. Como você vê esta afirmação?

Jon Sobrino: A Teologia da Libertação surgiu com a irrupção dos pobres e de Deus neles, ao redor de Medellin. Houve uma geração de bispos que temos chamado de Padres da Igreja latino-americana: Don Helder Camara, Leonidas Proaño, Don Sergio e Don Samuel, Oscar Romero, grupos sacerdotais. Ocorreu a renovação da vida religiosa, que se cristalizou na CLAR, e a proliferação das comunidades de base… Nesse contexto surgiram teólogos como Gustavo Gutiérrez, Juan Luis Segundo, José Comblin, Leonardo Boff, Ignacio Ellacuría…

É certo que essa geração de teólogos passou, e não vejo que tenha surgido outra semelhante. Mas, sim, acredito que a irrupção original do pobre tem facilitado outras irrupções: os indígenas, afro-americanos, a mulher, a mãe terra… E essas irrupções seguem gerando pensamento teológico. Positivamente, vejo em vários teólogos e teólogas que as raízes da Teologia da Libertação estão vivas e que continuam produzindo pensamento. Outra coisa é qualidade intelectual, metafísica se assim se quer, que não tem porque ser como a dos pioneiros.

Em qualquer caso, chame-se como se chame, a Teologia da Libertação continua sendo uma necessidade em nosso continente e em nosso mundo. Enquanto for vista como necessidade, não está morta. O dia em que não for mais necessária, pensaria sim que morreu. E tampouco estaria muito vigorosa uma Cristologia de Jesus de Nazaré, nem uma teologia do Deus cuja glória é que o pobre viva, como dizia Monsenhor Romero.

E não há que esquecer que Rockefeller, em 1968, e Ronald Reagan, em 1981, declararam guerra à Teologia da Libertação. E que o Cardeal Ratzinger, prefeito da Congregação da Fé, atacou-a com pouco conhecimento e sem rigor científico, na instrução de 1984. As cúrias e os seminários não a têm acolhido. Se a faísca permanece é meritório. Mas acima de tudo é frutífera porque a faísca continua sendo coisa real.

Escobar: Qual é o desafio da Teologia da Libertação diante do crescimento da Teologia da Prosperidade na América Latina?

Jon Sobrino: Desconheço dita teologia. O nome me produz surpresa e acima de tudo suspeita.

Escobar: Algumas correntes eclesiásticas tendem a monopolizar a salvação ou dogmatizá-la. Qual é sua visão da salvação humana?

Jon Sobrino: Monopolizar e dogmatizar são expressões que, logicamente, não podem acompanhar o conceito "salvação". Quem salva é "Deus", através de mediações, como dizemos hoje, ou de causas segundas, como se dizia antes. O que há que salvar é "o ser humano", pessoal e socialmente. O conteúdo é o "Deus tudo em todos", como diz Paulo; "o reino de Deus", como diz Jesus. O modo fundamental na salvação é a graça: "Deus nos amou primeiro". E, uma vez agraciados, "nós agraciarmos os demais".

Isto pode ser formulado de muitas maneiras na tradição bíblica e cristã, e em outras. Há que pensar em como fazê-lo real na história: a libertação, a humanização… Pessoalmente impacta-me e anima o que nos diz Deus em Miqueias 6,8: "Foi-te anunciado, ó homem, ó mulher, o que é bom, e o que o Senhor deseja de ti. Que pratiques a justiça, que ames com ternura e que caminhes humildemente com teu Deus". Jesus anima a um caminhar em seu seguimento. E Casaldáliga, com Antonio Machado, adverte ao caminhante, que não há caminho, senão que se faz caminho ao andar. Mas acrescenta que é preciso caminhar "de modo que os atrasados possam nos alcançar", isto é, para que possamos caminhar todos juntos. E certamente com os pobres e as vítimas deste mundo.

Viver assim é viver salvos, cada um e cada uma. Coloca-nos na direção de um mundo humano, com relações e estruturas humanas. E encaminha-nos, na confiança e disponibilidade, ao mistério, "o que os olhos não viram, nem ouvidos ouviram". A esse Deus Jesus chamou Pai e nele descansou. É esse Pai que não nos deixa descansar.

Escobar: Qual é o grande desafio das lutas populares no século XXI diante da globalização?

Jon Sobrino: Não sou nenhum experto em lutas populares. Relembrando o que vivi em El Salvador nas décadas de setenta e oitenta, desejaria que os de baixo, oprimidos, reprimidos, exprimidos, tenham consciência coletiva de que "eles e elas" são povo, o povo da terra e o povo de Deus. Que não se deixem enganar pelos não pobres. Que não procurem o que é viver em abundância arrogante e cruel, "a civilização da riqueza" como dizia Ignacio Ellacuría. Que não percam o que lhes tem ensinado o viver em baixo da história: acolhida, fé, muitas vezes entrega, às vezes sem limites, até o martírio. Que tenham a grandeza, alguma vez, de nos perdoar. Obviamente, que se organizem, que acumulem energia social, que trabalhem e lutem sem desfalecer.

Aos pobres, esperaria que os ajudemos e possamos dar-lhes ânimo em tudo, como fazia Monsenhor Romero. É o milagre que formulou para os não-pobres com estas palavras metafísicas, se me é permitida a expressão: "o real não somos nós".

Podem ver que não tenho muito a dizer.

Escobar: É possível melhorar o capitalismo ou somente uma nova alternativa pode ser mais humana?

Jon Sobrino: Até o dia de hoje, parecem-me de plena atualidade as palavras que pronunciou Ellacuría em Barcelona no dia 6 de novembro de 1989, dez dias antes de ser assassinado. O diagnóstico era, e é, o seguinte: "A análise cropológica, isto é, o estudo das fezes da nossa civilização, parece mostrar que esta civilização está gravemente doente e que para evitar um desenlace fatídico e fatal é necessário tentar mudá-la a partir de dentro de si mesma". E junto com a profecia do diagnóstico, indicou o caminho da utopia. "Somente utópica e esperançadamente podemos acreditar e ter ânimo para tentar, com todos os pobres e oprimidos do mundo, reverter a história, subvertê-la e lançá-la em outra direção". São palavras de um analista, um cristão e um mártir.

Repito que não sou experto em análise. Somente me ocorrem duas coisas. Uma, a mais realista, é apontar ao "mal menor", em meio a gente boa e comprometida. A outra é a obstinação cristã e latino-americana de Dom Pedro Casaldáliga: apesar de tudo há que manter sempre a esperança. E sempre há sinais de que alguma coisa se move em nosso mundo. A eles é preciso indicar e não abandoná-los nunca.

Escobar: A ideia em relação a Deus e que prevalece, em grande maioria no meio do atual sistema, é a figura de um Deus vencedor e soberano. Você fala de uma visão de um Deus que sofre e que se encontra em lugares onde não costuma ser procurado. Poderia nos deixar, para finalizar, uma pequena reflexão sobre esta forma de ver Deus?

Jon Sobrino: Acredito que hoje prevaleçam várias ideias de Deus. Uma, pode ser a de um Deus vencedor e soberano, à qual se poderia acrescentar a de um Deus juiz e castigador no fim dos tempos. Outra, a de um Deus que se tem desentendido com este mundo. E há também o agnosticismo, a incredulidade e, cada vez mais, o desinteresse em um mistério último.

Outros tomam – procuramos tomar – a sério o Emanuel, um Deus conosco. Escutam clamores. Querem colocar de pernas para o ar o mundo: "aos pobres os enaltece e aos ricos despede-os de mãos vazias". Querem salvar os escravos. Sua transcendência faz-se transdescendência para chegar a ser condescendência. É um Deus conosco, para nós e, às vezes, à mercê de nós. É o Deus da cruz de Jesus. Ama-nos impensavelmente, como dizem Paulo e João. Atualizamos suas palavras como estas de Martin Luther King:

"Vocês podem fazer o que queiram, mas nós os seguiremos amando. Enfiem-nos nas cadeias, e ainda assim os amaremos. Lacem bombas contra nossas casas, ameacem nossos filhos e, por difícil que seja, os amaremos também. Enviem assassinos às nossas casas na escuridão da meia-noite, espanquem-nos, e ainda estando moribundos, os amaremos".

É o Deus crucificado, presente em nós. E é também o Deus da ressurreição, a de Jesus, a de Monsenhor Romero, bem como a de muitos mártires e caídos. Historicamente, faz-se realidade o intenso desejo de que "o carrasco não triunfe sobre a vítima".

[Tradução: Paulo Escobar].

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×