Espiritualidades

Rute – As cinco “nada ortodoxas” mães de Jesus

Dentre as “nada ortodoxas” mães de Jesus, Rute é uma das mais conhecidas. Tem um livro com seu nome e sua história na Bíblia. Em quatro capítulos se desenrola uma trama novelesca. No primeiro capítulo se narra o drama da familia do israelita Elimelec. Uma verdadeira tragédia abalou a estrutura patriarcal daquela familia. Morreram todos os homens, e as únicas sobreviventes foram as mulheres: A israelita, Noemi e suas duas noras moabitas: Rute e Orfa. As mulheres viúvas na estrutura patriarcal eram impedidas de desenvolver qualquer atividade econômica e acessar qualquer herança familiar. Portanto, a vida das três mulheres viúvas estava inviabilizada. Reuniam todos os requisitos de marginalização social: Eram mulheres, pobres, viúvas e sem filhos. Não havia pior desgraça que esta. O esquema patriarcal não deixava saída para essas mulheres. Suas vidas dependiam da existência dos homens, fossem pais, maridos ou filhos homens. Portanto, a morte dos homens da casa patriarcal de Elimelec, decretava, também a morte social e econômica das mulheres. Noemi, aceitando sua desgraça, pede que suas noras retornem à “casa da mãe”. A “casa da mãe” é a chave para compreender a virada contra patriarcal da história.
A morte dos homens que deveria decretar a morte das mulheres, acabou por provocar a insurreição delas ao sistema patriarcal, e o nascimento da “casa da mãe”. Enquanto, Orfa retornou à casa da sua mãe, Rute ficou, e junto com Noemi construíram uma proposta de casa não patriarcal. Juntas, sogra e nora, israelita e moabita desafiaram os esquemas patriarcais. Primeiro, elaboraram um plano de sobrevivência. Rute, a mais jovem foi colher espigas nos campos deixadas para os pobres. Trabalho duro e perigoso! Muitas mulheres eram estupradas nestes campos. Por isso, logo entenderam que precisavam fazer mais do que sobreviver à fome. Recolher sobras era pouco. Era preciso converter esmola em direito! Precisavam lutar por direito e dignidade. Qual a saída? No campo onde Rute colhia as sobras, encontraram a saída. Boaz, dono do campo, era da familia de Elimelec, e pela a lei do Levirato poderia ser o resgatador (goel) da terra e da descendência de Elimelec para Noemi. Mas, Noemi era avançada de idade. O que fazer? Ela mesma traçou o plano e orientou a jovem Rute. É preciso sabedoria das velhas mães para subverter os esquemas patriarcais!
Na eira de Boaz, uma noite de subversão. No final da colheita, Rute passou a noite na eira que era espaço proibido para mulheres. Noemi deu todas a dicas: “Tome banho, passe perfume, vista seu manto e desça a eira. Quando ele for dormir, veja o lugar onde ele estará deitado, aproxime-se e descubra os pés dele e deite-se. Assim fez a Rute. A palavra hebraica réguel (geralmente traduzida por “pé”) dentre algumas de suas traduções possíveis estão: pé, planta do pé, perna, órgãos genitais. O plano subversivo teve total êxito. Depois de superar obstáculos legais e estruturais para realizar o Levirato, Boaz casa-se com Rute e dessa maneira, “nada ortodoxa”, Rute, a migrante moabita, entrou na história do povo de Israel e torna-se uma das mães genealógicas de Jesus: “Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute. (Mateus 1:5)
A novela de Rute termina com uma louvação das mulheres à velha matriarca Noemi, exaltando Rute, a moabita, como a verdadeira “goel”, redentora: “Sua nora que ama você vale mais do que sete filhos!”. Em uma cultura religiosa patriarcal onde Deus era controlado e usado contra as mulheres, a novela de Rute, anunciava que a sororidade política entre mulheres era caminho de redenção. Trazia o grito e o protesto das mulheres e dos grupos marginalizados pela teologia patriarcal-sacerdotal, que neste período, demonizava as mulheres estrangeiras, expulsando-as de suas fronteiras e do meio seu povo. Rute é protagonista de uma história “nada ortodoxa” que desafia e desmantela as casas e projetos patriarcais de ontem e de hoje!
Por Odja Barros.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×