Espiritualidades

Quem é o Jesus da gente?

 

Quem é o Jesus da gente?

Por: Nilton Júnior

“Mas vós, quem dizeis que eu sou?” Essa pergunta martela a mente daqueles que querem seguir Jesus. É o típico questionamento que alicerça toda uma espiritualidade e com isso os valores e ações de uma pessoa de fé. Por isso Jesus dirige essa indagação aos seus discípulos.

As pessoas de sua época tinham as mais variadas respostas, comparando-o com figuras proeminentes da história de Israel: João Batista, Elias ou algum profeta. Esses nomes são diversos em sua temporalidade, experiências e histórias. Mas há um fio condutor entre eles: foram voz de Deus contra a iniquidade, ou noutra palavra do nosso cotidiano, contra a injustiça. Também nenhum deles gozou por muito tempo da amizade dos representantes do poder religioso e muitas vezes estes foram seus algozes.

O povo via Jesus assim.

Jesus ainda aguardou o parecer de seus seguidores e, enfim, Pedro fala como por um sopro da Divina Brisa: Tu és o enviado, filho do Deus vivo! Algumas pessoas podem acreditar que a fala de Pedro é uma correção da fala do povo.

Mas será mesmo?

Quem é o Jesus para o povo? Alguém que denuncia o sofrimento do povo e tem poder para mudar. Quem é Jesus para Pedro? O enviado pelo Deus que está Vivo, que vê, julga e age em favor dos seus filhos.

A revelação que Pedro teve é poderosa. É fruto da Divina inspiração. Quem poderá parar um povo que sabe que Deus veio para lutar ao seu lado?

Nem a morte, nem a vida, nem passado e nem futuro poderão os separar dessa prova de amor.

Esse é o Jesus da gente.

Jesus que quando algumas igrejas o trocam por outros messias da morte, aparece vivo sendo retratado no carnaval. Pois, quando menos se espera, o Vento sopra e guia os que estão com ouvidos para ouvir.

Infelizmente ainda estamos presos a caricaturas de Jesus que nos levam ao estranhamento ao ver uma Escola de Samba retrata-lo passando por uma averiguação da polícia. Pois para nós é mais fácil pensar em Jesus de terno e gravata, com o cabelo lambido e uma coxinha na mão.

Se ainda te parece estranho, lembre que foi ele mesmo que nos disse que estaria recebendo nossa solidariedade através dos pequeninos desse mundo. E é bem difícil que ele estivesse falando apenas daqueles de baixa estatura ou de pouca idade. Jesus está nos esperando entre os sem voz e sem poder.

Espiritualizamos tanto que esquecemos que o nome de Jesus é “Deus com a gente” e na gente!

Jesus é gente!

Jesus é dos que sofrem.

A libertação dos oprimidos.

O juiz dos que oprimem.

Jesus é da gente.

 

Imagem: Ricardo Moraes/Reuters in: https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2020/02/24/cristo-morre-todos-os-dias-na-periferia-na-terra-do-messias-de-arma-na-mao.htm

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×