Espiritualidades

Jon Sobrino: Oscar Romero disse a verdade vigorosamente

Jon Sobrino: Oscar Romero disse a verdade vigorosamente

A finalidade de Dom Oscar Arnulfo Romero foi servir ao pobre, dizer a verdade e aceitar suas consequências. Disse a verdade publicamente, vigorosamente e o povo era o destinatário primeiro de sua palavra, afirmou o teólogo Jon Sobrino, durante sua conferência Monseñor Romero y la verdad" [escute, em espanhol].(*). A tradução é de ADITAL

É inconcebível que alguém se diga ‘cristão' e não faça, como Cristo, uma opção preferencial pelos pobres", disse Dom Romero, em sua homilia, dia 9 de setembro de 1979. Cinco meses depois, no dia 24 de março de 1980 caía abatido por uma bala no coração.

Dom Romero morreu, o mataram; porém, vive na esperança do povo que ainda escuta e dá continuidade ao seu legado cristão revolucionário. Seus assassinos continuam ali, onde sempre estiveram, detentores do poder.

Dom Romero deparou-se com a realidade do povo, uma realidade de injustiça e de opressão; deparou-se também com a esperança de libertação, afirmou Jon Sobrino. Por isso, o chamamos pastor, profeta e mártir, São Romero da América, "são palavras que o distinguem com grande precisão".

Na conferência realizada no Auditorium Ignacio Ellacuría, no dia 18 de março passado, o reconhecido teólogo da libertação enfatizou que o Bispo sempre tem que aprender com seu povo, assim como o fez Oscar Romero.

Sobrino explicou que o bispo não somente dizia a verdade; mas, que também a argumentava e não lhe dava medo do que o povo podia pensar, usou a razão. Dom Romero, em suas homilias, mencionou quantitativamente todas as vítimas da semana e, quando tinha notícias, mencionava quais foram os criminosos, quais as circunstâncias precisas em que os fatos aconteceram e mencionava os familiares das vítimas".

Parafraseando um camponês, Dom Romero disse a verdade e entendeu a nós, os pobres. Romero, segundo Sobrino, lutou contra a mentira, aquela que era representada através de pessoas, de militares, de paramilitares e de políticos.

"Um cristão que se solidariza com a parte opressora não é um verdadeiro cristão", predicou Romero, na homilia do dia 16 de setembro de 1979. "Surge sempre a necessidade de umas estruturas de justiça, de distribuição, melhores do que as que nos dominam".

Jon Sobrino reiterou que seu modo de dizer a verdade o levou a ser pioneiro na defesa dos direitos humanos e a ser reconhecido e aceito pela população com grande carinho.

"Quisera fazer um chamado aos queridos cristãos: não está proibido que se organizem; é um direito e, em certos momentos, como hoje, é também um dever, porque as reivindicações sociais, políticas têm que ser não de homens isolados, mas que deem a força a um povo que clama unido por seus justos direitos. O pecado não é organizar-se; para um cristão, o pecado é perder a perspectiva de Deus", predicava Romero na Catedral Metropolitana.

Sobre a visita de Obama

Dom Ricardo Urioste, presidente da Fundación Monseñor Romero, manifestou ao Diario Co Latino que Romero se inspirou em Jesus para dizer a verdade, para ter a honestidade que teve em vida naquele momento tão difícil.

Da mesma forma, sobre a chegada de Barack Obama, mandatário estadunidense, à cripta da Catedral para a visita à tumba de Dom Romero, o presidente da Fundación, Dom Urioste, disse que é um "reconhecimento do Governo dos Estados Unidos sobre a figura de Dom Romero e do que ele significou para El Salvador".

Urioste pensa que o presidente Obama "é alguém que pensa de maneira diferente aos anteriores" e explicou que é uma decisão muito boa visitar a Cripta de Dom Romero, bem como fizeram outros presidentes da região, tais como Lugo, do Paraguai; Rafael Correa, do Equador; e o ex-presidente Lula, do Brasil.

"Creio que os que verdadeiramente querem governar o povo para um verdadeiro bem têm que contar com a sincera participação do povo nobre de El Salvador e não usar esse nome somente como escada para subir e, depois, não levá-lo em consideração; o governo tem que servir ao povo", alertou Dom Romero sobre o papel dos governantes, na homilia do dia 6 de janeiro de 1980.

Dom Romero: "Não idolatrem suas riquezas"

No sábado, 24, à tarde, inicia-se a acostumada procissão dos ‘farolitos' (luzes), da Praça das Américas, conhecida como Salvador do Mundo até a Catedral Metropolitana, para rememorar os 31 anos do assassinato do pastor mártir.

Décadas depois de seu martírio nas mãos dos Esquadrões da Morte, sua mensagem continua vigente e sua vida é um exemplo para as novas gerações. O governo de Maurício Funes, o primeiro governo de esquerda eleito no país, o catalogou como o guia espiritual da nação.

"Não me considerem nem juiz, nem inimigo. Sou simplesmente o pastor, o irmão, o amigo desse povo que sabe de seus sofrimentos, de sua fome, de suas angústias; e em nome dessas vozes, eu levanto minha voz para dizer: não idolatrem suas riquezas, não as salvem deixando morrer de fome aos demais", disse Romero à oligarquia de El Salvador, na homilia do dia 6 de janeiro de 1980, dois meses antes de morrer.

Em 2010, a Assembleia Legislativa de El salvador declarou o dia 24 de março de cada ano como "Día Nacional de Monseñor Oscar Arnulfo Romero Galdámez". Nesse mesmo ano, a Assembleia das Nações Unidas proclamou do dia 24 de março como "Dia Internacional pelo Direito à Verdade acerca das Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas", como homenagem ao trabalho pastoral de Dom Romero.

"A mensagem revolucionária do povo, o grito de libertação de nosso povo é um clamor que sobe até Deus e que ninguém mais pode deter", assegurou São Romero da América, no dia 27 de janeiro de 1980.

(*) Nota da Edição: A Conferência foi proferida por Jon Sobrino S.J. e por Dom Ricardo Urioste, no marco do XXXI aniversário do Martírio de Dom Óscar Arnulfo Romero).

Por: Geovani Montalvo

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×