Artigos e Reflexões

Jesus de Nazaré, defensor da menina “abortista”.

 Por Ariel O. Gomes*

Certa vez os “homens de bem”, guardadores da fé e da moralidade, questionaram Jesus sobre a pena para uma mulher acusada de adultério, que pela Lei de Moisés (no judaísmo, norma jurídica e religiosa) deveria ser apedrejada. Jesus não pareceu dar muita bola para eles, mas estes insistiram. Então, Jesus na sua maestria profética devolveu: “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”. Não sobrou ninguém! Foram todos embora. Fazendo isso, Jesus expõe a falsa moralidade e a hipocrisia subjacente na interpretação fundamentalista que aqueles homens faziam da Lei.

Esse texto do Evangelho de João (cap. 8) não deixa claro, mas cabe-nos perguntar: E o homem que praticou o adultério junto com a mulher? Ele também deveria ser julgado, pois assim diz a Lei Mosaica no livro do Levítico 20,10.

Olha que curioso! Esqueceram de mencionar o homem que cometeu adultério.
Assim ocorreu essa semana com a menina de 10 anos, julgada como “abortista” e “assassina” pelos defensores da moral e dos bons costumes. Para a menina, condenação. Para o estuprador, silêncio!

Por falar em menina,  outros trechos dos Evangelhos (Mt 19, 13-15 e Lc 18, 15-17) apresentam Jesus ensinado os discípulos(as) o quanto as crianças são a expressão mais apropriada da presença de Deus no mundo: “ Quem não receber o Reinado de Deus como uma criança, nunca entrará nele.” e “ O Reino dos Céus pertence aos que são semelhantes a elas.”. Logo, a proposta de Jesus é o acolhimento das crianças, dessa menina violentada, e não a da condenação e exclusão dela.

Enquanto esse tipo de cristianismo segue condenando mulheres, gritando em frente ao hospital, a postura de Jesus nos evoca uma cena de abraço gostoso e beijo carinhoso.

É trivial que encontremos dezenas e dezenas de passagens bíblicas demonstrando que a postura de Jesus seria a da acolhida, compaixão e perdão, sempre na defesa dos condenados(as) da Terra.  Portanto, toda essa postura raivosa contra a menina, por parte de grupos cristãos, é sem fundamento e anticristã.

Em termos jurídicos não há nem o que discutir: o aborto para o caso é legal.

E, só isso não basta. Precisamos fazer a nossa imaginação sociológica funcionar, quer dizer, tentar ampliar a visão sobre o fato, avaliar o contexto e apontar caminhos para superação.
Uma breve busca por dados estatísticos nos leva à uma constatação aterrorizante: 180 casos de estupros por dia no Brasil.

O 13ª Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019 registrou recorde da violência sexual. Foram 66 mil vítimas de estupro no Brasil em 2018, maior índice desde que o estudo começou a ser feito em 2007. A maioria das vítimas (53,8%) foram meninas de até 13 anos. Conforme a estatística, apurada em microdados das secretarias de Segurança Pública de todos os estados e do Distrito Federal, quatro meninas até essa idade são estupradas por hora no país.

Os danos provocados já são bem conhecidos:

“Vítimas de estupro podem sofrer lesões nos órgãos genitais, contusões e fraturas, alterações gastrointestinais, infecções do trato reprodutivo, gravidez indesejada e a contração de doenças sexualmente transmissíveis. Em termos psicológicos o estupro pode resultar em diversos transtornos, tais como depressão, disfunção sexual, ansiedade, transtornos alimentares, uso de drogas ilícitas, tentativas de suicídio e síndrome de estresse pós-traumático.”  (Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019).

O mesmo Anuário aponta que 75,9% das vítimas possuem algum tipo de vínculo com o agressor, entre parentes, companheiros e amigos.  Sim, é razoável inferir que muitos destes que condenam a menina podem ter em suas famílias situação semelhante ou, na pior das hipóteses, ser também um agressor.

O que pode uma criança fazer quando quem deveria cuidá-la e protegê-la é quem a violenta?
Enquanto não levarmos a sério a educação sexual, essa realidade tende a piorar.
Educação sexual vai muito além de entender sobre reprodução e métodos contraceptivos. O objetivo é

“equipar crianças e jovens com o conhecimento, habilidades, atitudes e valores que os empoderem para: vivenciar sua saúde, bem estar e dignidade; desenvolver relacionamentos sociais e sexuais respeitosos; considerar como suas escolhas afetam o bem estar próprio e dos outros; entender e garantir a proteção de seus direitos ao longo da vida.” (Guia Técnico Internacional sobre Educação Sexual-UNESCO).

Precisamos conversar sobre tudo isso nas nossas casas, escolas, igrejas, clubes, associações. Precisamos conversar sobre masculinidade. O que não podemos é nos calar e consentir diante deste contexto.

Respeitar @ outr@ é necessariamente respeitar seu corpo.

Basta de estupro.

Não é não.

 

integra o CEBI Mato Grosso do Sul

 

Referencias:

13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019. https://forumseguranca.org.br/publicacoes_posts/13-anuario-brasileiro-de-seguranca-publica/

International technical guidance on sexuality education. An evidence-informed approach. 2018. https://www.unaids.org/sites/default/files/media_asset/ITGSE_en.pdf

 

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×