Artigos e Reflexões

Dez mandamentos do eleitor consciente

Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior – PUC-SP

No ano 2020 não haverá coligações de partido para o voto de vereadores. Todos os pequenos partidos serão varridos do mapa. As eleições terão dois turnos para prefeito/a em 15 de novembro e 29 de novembro.

1. Gato escaldado tem medo de água fria.
Conheça o passado e a biografia do/a candidato/a e a trajetória do partido em defesa das causas populares, da justiça social contra a opressão dos pobres.

2. Dize-me com quem andas e te direi quem és.
Descubra as alianças do partido e seus projetos, a que classe social pertence, quais interesses defende, com quem está articulado e quem paga a candidatura.

3. Toda mentira tem perna curta.
Confronte a imagem e o discurso do candidato com a sua prática política no passado.

4. Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.
Exercite a inteligência política votando em candidatos que defendam causas populares e preparando-se para os dois turnos das eleições, com coerência de valores e de um projeto político claro. Evite votar em mentirosos.

5. Quem semeia vento colhe tempestades.
Analise os projetos do partido do/a candidato/a para o mandato que vai exercer como prefeito/a ou vereador/a e como propõe algo novo e sustentável. Suas propostas são transformadoras ou conservadoras? Defendem os pobres ou sugam a carne dos pobres para colocar na panela dos ricos? Como se articula em nível estadual e nacional?

6. Quem engorda o porco é o olho do dono.
Analise a campanha do candidato. Seus gastos. Qual é o seu slogan? Por que
escolheu tal programa e é membro de tal partido?

7. Uma andorinha só não faz verão.
Quem são os/as assessores do candidato? Que lutas enfrentaram na vida pública? Tem currículo junto aos movimentos sociais? Defendem os negros, as mulheres, os jovens, o povo das favelas, dos cortiços, os moradores de rua ou são fascistas e promovem a morte e a segregação.

8. Aquele que não quer quando pode não pode quando quer.
Como o/a candidato/a pretende agir na Prefeitura e na Câmara de Vereadores? Como será a participação popular da sociedade civil? Quais serão os canais de participação popular? Tem processos judiciais? Por quê? Quais?

9. Quando a esmola é muita, o santo desconfia.
As propostas do/a candidato/a são concretas ou promessas? No passado fez o que em favor dos pobres e vulneráveis?

10. Papagaio come milho, periquito leva a fama.
Até que ponto a eleição será um passo no avanço da luta das periferias em favor da dignidade humana? À serviço de que classe seu/sua candidato/a vive diariamente? Se defende ricos e burguesia nunca vai pensar e defender os pobres. Fique esperto. Não vote em demagogos e fascistas.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×