Artigos e Reflexões

A contribuição das pessoas católicas LGBTQIA+ para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe 31 de maio de 2021

Desde o chamado do Papa Francisco para a realização da  Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, vários encaminhamentos têm sido feitos, envolvendo leigos e leigas, juntamente com o episcopado, clero, religiosos e religiosas.

Por Edelson Soler*

Foram produzidos dois belos documentos preparatórios para a Assembleia: o Documento para o Caminho e o Guia Metodológico, além do Questionário para o tempo de Escuta Sinodal.

Ao sugerir uma grande amplitude de “aspectos importantes” e “tópicos relevantes” a serem considerados, o Questionário demonstra querer auscultar o coração de amplos setores da Igreja. Porém, os belos documentos preparatórios ignoram as questões ligadas à mais que urgente necessidade de desenvolver Pastorais da Diversidade no continente.

Assim como todas as populações vulnerabilizadas, as pessoas LGBTQIA+ não podem estar ausentes ou ser colocadas na “periferia” dos documentos eclesiais.

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe dará um grande passo rumo a uma Igreja sinodal, reconhecendo-se inspirada desde a base pelo Espírito Santo, ao acolher efetivamente as pessoas LGBTQIA+ e os grupos nascentes ligados à Diversidade, bem como reconhecendo e apoiando as iniciativas de sucesso que se espalham pela maioria dos países latino-americanos.

As questões ligadas ao acolhimento, ao cuidado e ao protagonismo de pessoas afetiva e sexualmente diversas colocam-se como uma exigência pastoral do mesmo nível da defesa dos povos indígenas, da população negra e das mulheres. É preciso, sem ignorar as especificidades de cada questão,  reforçar uma visão sistêmica e interseccional, reconhecendo que pessoas LGBTQIA+ negras ou indígenas, especialmente as mulheres trans e travestis dessas etnias, estão nos  lugares mais violentados e sofridos de nossa pirâmide social. São as mais pobres entre os pobres, devendo constar, portanto, no rol de opções preferenciais da Igreja latino-americana e do Caribe.

Os grupos católicos da Diversidade têm crescido ao redor da Palavra, da  Mesa Eucarística, da partilha de vida e da abordagem de temas que, muitas vezes, são deixados de lado ou até mesmo tratados com preconceito e sem o devido embasamento científico e teológico pela Igreja institucional.

Sempre protagonizados pelas próprias pessoas LGBTQIA+, na sua maioria jovens, com ou sem apoio das lideranças hierárquicas, esses católicos e católicas retomam sua identidade religiosa, após uma longa história de discriminação e até mesmo de violência institucional. Muitas delas passaram por processos de violência emocional e de exclusão de suas comunidades, mesmo após uma infância e adolescência vividas no seio das igrejas. Muitas delas conheceram outras que se suicidaram.

Na contramão desse processo perverso e anti-cristão, centenas de  grupos católicos e ecumênicos têm se transformado num dos movimentos eclesiais que mais crescem no continente e em várias partes do mundo todo. Já existe atualmente uma Rede Mundial de Católicos da Diversidade (Global Network Rainbow Catholics), com ramificações em vários continentes. A Rede Latino-americana reúne atualmente dezenas de representantes de países de fala espanhola e portuguesa. No Brasil, 23 grupos integram oficialmente a Rede Nacional de Grupos Católicos LGBTQIA+.

A Igreja sinodal vislumbrada por Francisco, certamente inspirado pelo Espírito Santo, precisa assumir a interseccionalidade, já vivida por Jesus de Nazaré, como um dos pilares de uma espiritualidade nova, porque o Evangelho é uma Boa Nova permanente, que nos inspira, questiona e faz ansiar pela chegada do Reino de Deus.

*Edelson Soler  é professor e escritor, membro do Grupo de Ação Pastoral da Diversidade – GAPD SP – e da Comissão Regional para o Diálogo com a Diversidade, órgão ligado à Região Sé da Arquidiocese de São Paulo.

Artigo publicado no site do CNLB: https://www.cnlb.org.br/?p=7987

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×