Reflexão do Evangelho

Uma voz imprevista: Uma reflexão sobre MC 10,46-52

Leia a reflexão sobre Marcos 10,46-52, texto do Kinno Cerqueira

Boa leitura!

A narrativa de Mc 10,46-52 é um dos mais belos e sedutores quadros literários deste Evangelho. A sedutora beleza desse quadro literário justifica em grande parte sua posição no plano literário do Evangelho de Marcos, que é a de ápice conclusivo da famosa seção intitulada O caminho para Jerusalém (Mc 9,2–10,52). É, ainda, a bela sedução desse quadro literário que lhe assegura não passar despercebido aos olhos do leitor. Numa palavra: um quadro literário inelutável e, portanto, incontornável.

O cenário da narrativa é Jericó (Mc 10,42), lugar de passagem para aqueles que vinham das bandas baixas da Galileia rumo às alturas de Jerusalém. As personagens são: Jesus, seus discípulos, uma grande multidão e Bartimeu. A trama narrativa é veloz: a menção de que haviam chegado a Jericó é sucedida pela menção de que estavam saindo de Jericó (Mc 10,46), o que faz pensar numa passagem tão apressada, a ponto de desencadear uma espécie de ofegância no leitor. A pressa não é assinalada fortuitamente: pelo contrário, parece estar posta em função da evidenciação da força da inesperada personagem que fará cessar o tropel, a saber, Bartimeu.

Quem é Bartimeu? O texto não o entrega biograficamente pronto e acabado. A princípio, oferta-se uma biografia das mais desinteressantes, para não dizer precária e penosa: além de filho de um ninguém Timeu, é cego, mendigo e marginal (Mc 10,46). Definitivamente, uma reles e caricata figura dentre os descartados de seu povo. De súbito, porém, a inofensiva personagem faz algo mais que estender a mão à espera de uma moeda: ouvindo que era Jesus Nazareno que passava pelo caminho em que ocupava uma pequena beira, começa a gritar (Mc 10,47), a suplicar a compaixão do passante-mor, e tanto mais o repreendesse a multidão para que se calasse, tanto mais gritava ainda mais forte (Mc 10,48): “Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!” (Mc 10,47) e “Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Mc 10,48).

Como os gritos não paravam, Jesus parou e disse que o chamassem (Mc 10,49). Aqui, desfolha-se uma nova camada da biografia de Bartimeu: além de filho de Timeu, de cego, mendigo e marginal, Bartimeu é uma voz imprevista, sensivelmente mais penetrante que a voz do que clamara no deserto (Mc 1,2-4; cf. Jo 1,23) e mais retumbante que a daquele de quem se disse que rugiria como um leão (Am 1,1).

Personagem de movimentos abruptos, Bartimeu, tão logo foi comunicado de que Jesus o chamava, joga para longe o seu manto, dá um salto e encaminha-se para perto de Jesus. Por que será que Jesus, tendo olhos sãos, não foi até Bartimeu? A empatia do “mestre” variava? Mistérios à parte, o certo é que Jesus recepciona aquela voz imprevista com uma pergunta também imprevista: “Que queres que eu te faça?” (Mc 10,51). Ao que, sem titubeios, Bartimeu responde-lhe: “Mestre, que eu volte a ver” (Mc 10,51). A esta altura, e não antes, fica-se sabendo que a cegueira de Bartimeu não era de sempre. Bartimeu quer é voltar a ver; e indômito como era, é de se pensar que nunca se curvara totalmente ao manto de trevas que lhe envolvera os olhos.

Que ouvirá o cego? Diga-se melhor: que ouvirá o cego-mendigo-marginal? Umas poucas palavras, poucas, sim, mas suficientes: “Vai”, diz-lhe Jesus, “a tua fé te salvou” (Mc 10,52). E, de imediato, “voltou a ver e seguia Jesus no caminho”. Antes, quedava-se “sentado à beira do caminho” (Mc 10,46); agora, contudo, segue “no caminho” (Mc 10,52). A imagem do “caminho” é, pois, o que emoldura esse quadro literário dentro do qual Bartimeu figura como uma voz imprevista a embargar multidões e a rasgar as trevas. Se, no primeiro poema bíblico (Gn 1,1–2,4a), as trevas que cobriam a face do abismo foram rasgadas pelo verso poético “Haja luz!” (Gn 1,1-3), aqui, as trevas que recobriam Bartimeu são rasuradas por sua poética da imprevisibilidade.

* Pastor batista, biblista e assessor do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) na área de estudos bíblicos.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×