Reflexão do Evangelho

UM NOVO INÍCIO

Leia a reflexão sobre João 20,19-31, texto de José Antonio Pagola e Antonio Manuel Álvarez Perez.

Boa leitura!

Aterrorizados com a execução de Jesus, os discípulos refugiam-se numa casa conhecida. De novo estão reunidos, mas Jesus já não está com eles. Na comunidade há um vazio que ninguém pode preencher. Falta-lhes Jesus. Não podem escutar as suas palavras cheias de fogo. Não podem vê-Lo acolhendo os desgraçados. A quem seguirão agora?

Está anoitecendo em Jerusalém e também no coração deles. Ninguém os pode consolar na grande tristeza. Pouco a pouco, o medo vai-se apoderando de todos, mas não têm a Jesus para que fortaleça o seu ânimo. A única coisa que lhes dá alguma segurança é “fechar as portas”. Ninguém pensa em sair pelos caminhos a anunciar o reino de Deus e curar a vida. Sem Jesus, como vão espalhar as Sua Boa Nova?

O Evangelista João descreve de forma magnífica a transformação que se produz nos discípulos/as quando Jesus, cheio de vida, se torna presente no meio deles. O Ressuscitado está de novo no centro da sua comunidade. E assim será para sempre. Com Ele, tudo é possível: abrir, sem medo, as portas e pôr em marcha a evangelização.

Segundo o relato de João, a primeira ação de Jesus é infundir a Paz na Sua comunidade. Nenhuma censura por O terem abandonado, nenhuma queixa ou reprovação. Só paz e alegria. Os discípulos experimentam seu alento criador. Tudo começa de novo. Impulsionados pelo seu Espírito, continuarão a colaborar ao longo dos séculos no mesmo projeto salvador que o Pai confiou a Jesus.

O que a Igreja precisa hoje não é só reformas religiosas e apelos à comunhão. Necessitamos experimentar nas nossas comunidades um “novo início” a partir da presença viva de Jesus no meio de nós. Só Ele pode ocupar o centro da Igreja. Só ele pode impulsionar a comunhão. Só ele pode renovar os nossos corações.

Não bastam os nossos esforços e trabalhos. É Jesus quem pode desencadear a mudança de horizonte, a libertação do medo e dos receios, o novo clima de paz e serenidade de que tanto necessitamos para abrir as portas e ser capazes de partilhar o evangelho com os homens e mulheres do nosso tempo.

Mas temos que aprender a acolher com fé a Sua presença entre nós. Quando Jesus volta a apresentar-se oito dias depois, João diz-nos que, todavia, as portas continuam fechadas. Não é só Tomás que precisa aprender a acreditar com confiança no Crucificado Ressuscitado. Também os outros discípulos/as precisam superar, pouco a pouco, as dúvidas e medos que todavia os fazem viver com as portas fechadas, num distanciamento social medroso e permanente.

José Antonio Pagola

Antonio Manuel Álvarez Perez

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×