Reflexão do Evangelho

Tocando as Chagas: Percebendo e Anunciando a Ressurreição nos Sinais Cotidianos – Lucas 24,35-48

O terceiro domingo da Páscoa traz o conteúdo do anúncio da ressurreição: o arrependimento e a conversão dos pecados. Estamos num tempo em que a liturgia pede a nossa atenção para perceber os sinais da ressurreição e de que maneira Cristo Ressuscitado se apresenta para nós hoje.

Uma vez percebendo, é hora de anunciá-lo. Assim, os textos bíblicos que temos neste tempo nos trazem a insistência com que Jesus aparece aos seus discípulos. Desde sua Paixão, morte e ressurreição, ele tem manifestado aos discípulos de modo inusitado. Estamos vendo isso a cada domingo do tempo da Páscoa. A primeira vez ele aparece a Maria Madalena, na figura de um jardineiro. Ela chegou a desconfiar dele, achando que ele era o jardineiro, que ele havia roubado o corpo. Depois, apareceu quando estavam de portas fechadas, amedrontados, e pensavam que Jesus era um fantasma. Apareceu também como um peregrino ou andarilho no caminho de Emaús, e fez arder o coração dos discípulos. Ele apareceu também como um pedinte, à beira do mar da Galileia. Tudo isso para nos mostrar que Ele se revela vivo no cotidiano de nossa vida, no rosto de pessoas simples, basta termos a sensibilidade para percebê-lo. Assim, entendemos melhor a dinâmica da liturgia da Palavra do tempo Pascal.

A primeira leitura faz uma memória do mistério pascal (Paixão, morte e ressurreição) lembrando os pecados daqueles que condenaram Jesus à morte, ou que compactuaram com ela. Deus nos perdoa, mesmo que o nosso pecado seja tão grave quanto o de se ter compactuado com a morte de Cristo. Essa deve ser a essência do nosso anúncio. Anunciar a misericórdia de Deus, que, apesar dos nossos pecados, nos perdoa, nos faz renascer com ele para a glória. É essa a missão dos discípulos. É essa a missão de todo aquele que crê na ressurreição e percebe seus sinais no dia a dia.

A segunda leitura chama a atenção para uma vida justa e santa, para que não pequemos. Se pecarmos teremos um defensor, um advogado, que é Jesus, o justo e santo, que faz santo todo aquele que se arrepende, se converte e retoma o caminho de Deus. Com a cruz, ele expiou nossos pecados, e por isso devemos anunciar essa maravilha a todos os que ainda não o conhecem, ou que não entenderam a dinâmica do mistério pascal. É isso que Jesus pede que seus discípulos façam quando aparece sucessivamente para eles, como mostra o evangelho de hoje.

Jesus, neste evangelho, aparece para os discípulos exatamente no momento em que alguns deles partilham e como tinham encontrado no caminho de Emaús, e como ele se revelou ao partir do pão. Jesus aparece nesse momento, deseja-lhes a paz, e percebe que eles ainda estão cheios de medo. Discípulos medrosos não terão bom desempenho na missão. Portanto, Jesus trata logo de dissipar o medo deles, buscando deixá-los à vontade, mas os questiona sobre o fato de eles ainda estarem perturbados e com o coração cheio de dúvidas.

A atitude dos discípulos revela a atitude que muitas vezes temos. Apesar das provas da ressurreição que recebemos todos os dias, ainda nos deixamos levar pela insegurança, pelas perturbações e pelos medos. Como poderemos dar testemunho dele dessa maneira? Enquanto não dissiparmos do nosso coração esses sentimentos, não seremos totalmente livres para testemunhar a sua ressurreição. Jesus continua a mostrar as suas mãos e pés com os sinais da crucificação, mas temos ainda dificuldade de assimilar esses sinais. Esses sinais estão presentes nas mãos e pés de nossos irmãos e irmãs que sofrem. Isso bastaria para darmos testemunho dele, mas ainda temos dificuldade. Quando isso acontece, revela que ainda carecemos de conversão e como comunidade cristã dar testemunho da nossa fé assim como viviam os primeiros cristãos.

Por fim, Jesus tenta tranquilizá-los, pedindo algo para comer, como fazia quando ainda estavam com eles. Com esse gesto, Jesus busca quebrar o clima de surpresa e susto que pairava no ambiente. Vemos, assim, quanto Jesus se esforça para se revelar para eles e para nós de maneira simples e tranquila, mas nós, às vezes, deixamo-nos tumultuar por outras situações, dificultando nosso entendimento dele e de sua proposta. Depois que os cativa, Jesus faz memória de sua missão, abrindo a mente deles. Conscientes da presença de Jesus, poderão ir para a missão. Ele vem e se coloca no meio de nós e mostra-nos suas mãos e seus pés chagados e pede que sejamos testemunhas da sua ressurreição. Seremos testemunhas dele quando fizermos o que ele nos ensinou. Que Jesus Ressuscitado renascença no coração e na vida de todos e todas nós cristãos!

Autores
Maristela Bonim
Paróquia Nossa Senhora de Fátima, comunidade Sagrado Coração de Jesus
Catequista, coordenadora do Regional Centro de Catequese, integra a equipe de Animação Bíblica da Diocese, Coordenadora do Cebi Rondônia.
Neuropsicopedagoga e teóloga.

Cicero José Pereira da Silva
Comunidade São Miguel Arcanjo
Paróquia São Judas Tadeu. Diocese de ji Paraná- Rondônia
Ministro da palavra e da Eucaristia. Cursou teologia na Escola Teológica da Diocese. Fez escola Básica do CEBI e Escola de Facilitadores do CEBI Rondônia e atualmente é vice coordenador do Conselho Diocesano do Laicato.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×