Reflexão do Evangelho

Reflexão do Evangelho: É Tempo de Dar Meia-Volta

Leia a reflexão sobre Marcos 1,1-8, texto de João Batista de Souza.

Boa leitura!

Introdução

Animar a comunidade e pregar no 2º. Domingo de Advento, data que coincide com o Dia da Bíblia para as igrejas oriundas da Reforma religiosa do séc. 16, será, sem dúvida, uma tarefa gratificante.

A Bíblia é para os cristãos a palavra de Deus que corta profundo, que perfura, que divide, que toca na mente, na alma e no espírito, tornando claros os propósitos do coração (Hb 4,12). Assim, a celebração de hoje traz à nossa memória um dos pilares do movimento dos reformadores, que afirmavam que somente as Escrituras é que contêm a orientação correta e firme para a prática da fé cristã.

Neste domingo, a motivação da Palavra é um convite ao arrependimento, a uma mudança de mentalidade. É hora de dar meia-volta e caminhar na contramão da história. É hora de ir contra as falsas ideologias dominantes, pois o reino de Deus é chegado e precisamos vivenciar este momento novo na história da humanidade.

É Tempo de Dar Meia-Volta

Vivemos hoje entre o já e o ainda não do reino de Deus. Isto é, o Reino já irrompeu com o advento de Jesus, mas ainda não está estabelecido de forma definitiva. Neste período de espera, como é natural, vivemos entre tensões: de expectativa do segundo advento, medo, indecisões mescladas com alguns momentos de tomada de posição mais firme. É um tempo marcado por altos e baixos na caminhada da Igreja. Isso ocorre porque nem sempre entendemos o tempo de Deus (2 Pd 3,8-13). Mesmo assim, somos a esperança de salgar e iluminar a sociedade.

Outro fator que contribui para o aumento da tensão na caminhada é o fato de que estamos inseridos numa sociedade, agora pós-moderna, onde proclamam o fim da história com a hegemonia do capitalismo neoliberal, que apresenta um falso reino de paz. Nesta conjuntura, muitas vezes a Igreja se encontra contaminada por essas ideologias, perdendo de vista os valores do verdadeiro reino de Deus.

Quando João Batista percebeu que era chegado o tempo de iniciar sua missão, começou seu movimento de precursor, conclamando o povo ao arrependimento, como um momento de preparação para começar a viver o novo tempo de Deus que estava para chegar. Da mesma forma, somos chamados hoje como Igreja a esse momento de arrependimento e penitência. Precisamos buscar o perdão e adquirir as forças do Espírito Santo para que possamos vivenciar e proclamar os valores do reino de Deus. Isto é, mesmo com pequenas ações, começando com os pequenos, os pobres, ir oferecendo alternativas de vida, de política e de economia. Tudo isto, na esperança e expectativa de que essa pequena semente nascerá, crescerá e mudará a sociedade. É hora de dar “meia volta”, mudar de mentalidade e mudar a direção dos nossos passos. É hora de ir para o deserto e resgatar a memória do êxodo, reexperimentando o poder do Deus libertador. Acontecerá, então, o derramar de sua graça perdoadora que nos. moverá à produção de frutos e práticas que assinalem os valores do seu Reino.

Celebrar o Advento de Jesus é celebrar a presença de Deus em nosso meio. É receber seu Batismo que traz o Espírito Santo, que solidifica nossa fé e reanima-nos para a continuidade da caminhada. Receber o seu Espírito é ganhar a coragem dos profetas antigos e sermos os profetas e as profetisas desta geração. Ação profética é ação denunciadora das injustiças sociais, políticas, econômicas e religiosas.

Conhecendo a realidade da falsa proposta de paz e bem-estar social do regime capitalista neoliberal, que possui características da “paz romana”, do “pão e circo” da época da comunidade cristã em Roma, também deparamos com um gigante que obscurece toda a perspectiva de uma reflexão mais libertadora sobre o evangelho a partir da América Latina, que ilude o povo, mantendo-o na ignorância. Muitas vezes, os cristãos também se iludem com esse falso reino e suas bênçãos, deixando de salgar, iluminar e fermentar a sociedade e a história.

A espera do Advento é um convite ao arrependimento, à mudança de mentalidade, à mudança de rumo. É um convite a dar lugar a ação do Espírito Santo que ilumina nossas mentes, nossos passos e nos dá a coragem de profeta para proclamar e implantar o reino de Deus.

Bibliografia

JEREMIAS, Joachim. Teologia do Novo Testamento. São Paulo, Paulinas, 1980. p. 72-77.
KÜMMEL, Werner Georg. Síntese Teológica do Novo Testamento. São Leopoldo, Sinodal, 1983. p. 29-31.
LOHSE, Eduard. Introdução ao Novo Testamento. São Leopoldo, Sinodal, 1985.
MOSCONI, Luis. O Evangelho segundo Marcos. São Leopoldo, CEBI, 1989.

Fonte: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1996 / Volume: 22 – www.luteranos.com.br/conteudo/marcos-1-1-8-1

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×