Reflexão do Evangelho

O que é perdoar?

Reflexão do Evangelho de Lucas 6,28-38

Leia a reflexão sobre Lucas 6,28-38, texto de José Antonio Pagola

A mensagem de Jesus é clara e retumbante: “Amai os vossos inimigos, fazei bem àqueles que vos odeiam”. É possível viver nesta atitude? O que se nos está a pedir? Podemos amar o inimigo? Talvez devamos começar por saber melhor o que significa perdoar.

É importante, em primeiro lugar, entender e aceitar os sentimentos de ira, rebelião ou agressividade que nascem em nós. É normal. Estamos feridos. Para não nos magoarmos ainda mais, precisamos de recuperar o mais possível a paz interior que nos ajuda a reagir de forma sadia.

A primeira decisão de quem perdoa é não vingar-se. Não é fácil. A vingança é a resposta quase instintiva que nos nasce de dentro quando nos feriram ou humilharam. Procuramos compensar o nosso sofrimento fazendo sofrer aquele que nos fez mal. Para perdoar é importante não gastar energias imaginando a vingança.

É decisivo, acima de tudo, não alimentar o ressentimento. Não permitir que o ódio se instale no nosso coração. Temos direito a que se nos faça justiça; o que perdoa não renuncia aos seus direitos. Mas o importante é ir sarando do dano que nos fizeram.

Perdoar pode exigir tempo. O perdão não consiste num ato de vontade, que arranja rapidamente tudo. Em geral, o perdão é o fim de um processo em que intervêm também a sensibilidade, a compreensão, a lucidez e, no caso do crente, a fé num Deus de cujo perdão vivemos todos.

Para perdoar é necessário por vezes partilhar com alguém os nossos sentimentos. Perdoar não significa esquecer o mal que nos fizeram, mas recordá-lo da forma menos prejudicial para o ofensor e para nós próprios. O que chega a perdoar volta a sentir-se melhor.

Quem vai entendendo assim o perdão compreende que a mensagem de Jesus, longe de ser algo impossível e irritante, é o caminho certo para ir curando as relações humanas, sempre ameaçadas pelas nossas injustiças e conflitos.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×