Notícias

Evangelho da semana: “Preparem o caminho do Senhor”

Confira a reflexão do evangelho para o próximo domingo, dia 09 de dezembro. O texto fala sobre Lucas 3,1-6, e a reflexão é de Tomaz Hughes (em memória).

Boa leitura!

Atrás das informações históricas deste texto, que se refere às autoridades seculares e religiosas que teriam influência nos primórdios do cristianismo, jaz a realidade trágica da resposta negativa deles à Palavra de Deus e aos seus mensageiros, João o Batista e Jesus, o Cristo. Na pessoa de Pôncio Pilatos, a autoridade romana vai agir na decisão de assassinar o Messias. Entre os governantes da Palestina, Herodes Antipas aparece diversas vezes no Evangelho, sempre com juízo negativo.

Ele será o responsável pela morte de João, além de estar presente no sofrimento de Jesus na Semana Santa. Anás (Sumo Sacerdote de 6 a 15 d.C.) e o seu genro Caifás (Sumo Sacerdote de 18 a 37 d.C.) formam indicados pelos romanos. Eram, portanto, um poder dependente do império a quem realmente estavam a serviço. Os Sumos Sacerdotes sempre serão hostis a Jesus e à sua pregação.

No meio deste elenco de poderosos corruptos e perseguidores, Deus manda João Batista, como arauto do novo tempo de graça e salvação. Deus não permite que a perversidade e a maldade tenham a palavra final na história da humanidade. Essa será mais tarde a mensagem básica do Apocalipse: o mal já é um derrotado. E, embora possa parecer diferente, é Deus e não a maldade quem controla a caminhada da história. É uma mensagem de conforto às comunidades sofridas do fim do primeiro século. Mas esta vitória não se concretiza sem que haja luta, sacrifício e cruz!

Lucas põe na boca de João um trecho de Isaías:

“Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão aplainadas. As estradas curvas ficarão retas, e os caminhos esburacados serão nivelados. E todo homem verá a salvação de Deus” ( v. 4-6).

Sem dúvida, podemos entender este trecho com sentido metafórico, como descrição de uma mudança radical no modo de pensar e no estilo de vida de quem quer aceitar o convite à penitência e ao arrependimento. Os vales a serem aterrados, as montanhas e colinas a serem aplainadas, os caminhos esburacados a serem nivelados, simbolizam os empecilhos em nossas vidas a um seguimento mais radical e coerente de Jesus. Quem aceita a sua mensagem terá que mudar a sua vida radicalmente, isto é, na raiz. Advento, embora não seja tempo de penitência no sentido que a Quaresma é, torna-se tempo oportuno para uma revisão de vida, para descobrir quais são as “curvas”, as “montanhas”, os “vales” e os “buracos” que teremos que superar para que o Senhor realmente possa habitar nos nossos corações.

O versículo 6 (“E todo homem verá a salvação de Deus”) faz eco a um tema caro para Lucas, isto é, a universalidade da salvação. Convém notar que essa frase não se encontra nos textos paralelo de Marcos e de Mateus. Nenhuma pessoa é excluída da mensagem e oferta da salvação. Porém, a resposta depende de nós!

É uma decisão nossa!

Texto de Tomaz Hughes.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×