Reflexão do Evangelho

Crer e viver é sair de si mesmo/a e fazer todas as travessias!

Leia a reflexão sobre Marcos 4,35-41, texto de Itacir Brassiani.

Boa leitura!

A vida é caminhada, uma permanente travessia. Engajamo-nos nas lutas e sentimo-nos atraídos a estabelecer aqui nossa morada, mas, ao mesmo tempo, sabemos que somos migrantes, cidadãos de uma sociedade que ainda está para ser construída. Paulo expressa esse misterioso dinamismo: o amor de Cristo nos atrai e pressiona, convidando-nos a passar de uma vida centrada em nós mesmos para uma vida que tem seu foco nos outros. Radicados em Cristo e com os olhos fixos nele, somos chamados a ser mulheres e homens novos. As próprias festas juninas, suspensas neste ano, nos diz que a felicidade está em ser simples e ser povo.

De fato, são muitas e diversas as nossas travessias. Há uma travessia que leva do ‘eu’ fechado e indiferente ao ‘nós’ aberto e acolhedor; outra que nos leva de um conhecimento exaustivo e seguro, de uma ciência que imagina desvendar todos os mistérios, de uma ideologia que oferece estratégias para todos os desafios, à reverente consciência de que todas as coisas estão envoltas num mistério que nos ultrapassa e abraça por todos os lados; e há também a travessia possível e urgente de uma sociedade injusta e desigual a uma sociedade inclusiva e solidária… E muitas outras!

As travessias não costumam ser tranquilas! Ao lado e contra o movimento de êxodo e expansão que dá vida a todo o universo, há também uma tendência à inércia, à estabilidade. Existem ventos contrários à mudança, forças que nos convidam a permanecer fechados/as, tentações que nos pedem que não troquemos um mal que conhecemos por um bem que é apenas utopia. É triste quando, na própria Igreja, nascida para acompanhar a humanidade em suas múltiplas travessias, o medo paira como sombra que preenche todos os espaços e inibe todos os passos, e isso não obstante todos os apelos e sinais lançados pelo Papa Francisco.

É claro que aquilo que é desconhecido e foge ao nosso controle nos amedronta. Controlar as situações, ou submeter-se ao controle delas, nos dá sensação de segurança e de verdade. E o medo acaba sendo a mãe das submissões que limitam, das dominações que esterilizam, das ideologias que matam. É este medo que está na raiz do clima de intolerância que vivemos no Brasil, e promovê-lo é uma estratégia que serve aos dominadores de plantão. No coração de algumas liturgias e pregações, e por trás de muitas mensagens políticas, está a intenção de criar medo e, assim, manter a dominação.

O evangelho de Marcos nos revela que os próprios discípulos de Jesus desconhecem e temem a travessia. Depois de terem ouvido da boca de Jesus parábolas que sublinham o dinamismo escondido do Reino de Deus, eles estão desconcertados, e temem desesperadamente a travessia que os leva ao encontro dos estrangeiros, dos pagãos. Tudo parece escuro, tanto dentro como fora deles. E Jesus diz que na raiz deste medo está a falta de fé, a expectativa que Deus elimine magicamente as dificuldades da travessia da vida ou nos leve imediatamente à outra margem, à “velha normalidade” anterior à pandemia.

A quem Jesus se dirige quando fala “Cale-se! Acalme-se!”? Ao mar e ao vento que, aos olhos dos discípulos ou aos próprios discípulos? Mais que o mar, são eles que estão agitados! O que os aterroriza é a necessidade de mudar de ideia, de ideologia, de projeto de vida, e entrar em diálogo com quem é e pensa diferente. Mas, enquanto eles se apavoram e desesperam, Jesus dorme despreocupadamente. Jesus sabe que a vida está na travessia! Quem o desperta não é o vento ameaçador, mas o grito apavorado dos discípulos.

Jesus se importa com o risco que seus discípulos e discípulas enfrentam. A travessia é necessária e desejada por Deus, e ele nos acompanha em todas elas. É verdade que, às vezes, Jesus parece dormir e não tomar conhecimento dos riscos que enfrentamos. Mas ele não assume a responsabilidade e o lugar que nos cabem nessa passagem. Ele confia em nós, e a única maneira de chegarmos à maturidade é assumir nossas próprias responsabilidades. Não há travessia automática e indolor, como não há vida na estabilidade absoluta.

Jesus de Nazaré, peregrino e companheiro nas travessias que a vida nos pede e oferece: permanece neste barco agitado no qual se transformou o mundo, a tua Igreja e a nação brasileira. Desperta em nós a certeza consoladora de que tu nos guias ao porto desejado, e que teu amor nos impulsiona a não cair na armadilha do medo. Sustenta-nos em todas as travessias, pois se permanecermos fechados em nós mesmos/as, seguros/as em nossas ideologias, encaracolados/as em nossas doutrinas, acabaremos afundando. E converte nosso medo em fé e nossa sede de segurança em vontade de caminhar. Assim seja! Amém!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×