Reflexão do Evangelho

Compromisso Impossível

A mensagem de Jesus obriga a repensar totalmente a vida. Quem ouve o Evangelho sente que está sendo convidado a compreender, de uma maneira radicalmente nova, o sentido último de tudo e a orientação decisiva da sua conduta e de toda a sua vida.

É difícil permanecer indiferente ante a palavra de Jesus, pelo menos se continuamos a acreditar na possibilidade de sermos cada dia mais humanos. É difícil não se sentir inquietude e, até certo ponto, mal-estar ao ouvir palavras como as que hoje nos recorda o texto Evangélico: «Não podeis servir a Deus e ao dinheiro».

É impossível ser fiel a um Deus, que é o Pai de todos/as, e ao mesmo tempo viver como escravo do dinheiro e dos próprios interesses. Só há uma maneira de viver como um filho e filha de Deus: e essa maneira é viver como «irmão» dos outros/as. Aquele/a que vive apenas ao serviço de seu dinheiro e seus interesses não pode ocupar-se dos seus irmãos e irmãs e, não pode, portanto, ser filho/a fiel de Deus.

Quem leva Jesus a sério sabe que não pode organizar sua vida a partir do projeto egoísta de possuir sempre mais e mais. Aos que vivem dominados/as pelo interesse econômico, ainda que vivam uma vida piedosa e reta, falta-lhe algo essencial para ser cristão: quebrar a escravidão do «possuir» que lhe tira a liberdade de ouvir e responder melhor às necessidades dos pobres.

Ele/a não tem outra alternativa. E não pode enganar-se a si mesmo/a, acreditando ser «pobre de espírito» no íntimo do seu coração, pois quem tem alma de pobre não continua a desfrutar tranquilamente dos seus bens enquanto ao lado dele/a há necessitados/as até do mais elementar.

Tampouco podemos nos enganar pensando que «os ricos» são sempre os/as outros/as. A crise economia, que está deixando desempregados tantos homens e mulheres, obriga-nos a rever nossos orçamentos, para ver se não temos que reduzi-los para ajudar a quem ficou sem trabalho. Seria um bom teste para descobrir se servimos a Deus ou ao nosso dinheiro.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×