Notícias

A Vida na Bíblia e a Bíblia na Vida: entre a Acolhida Afetuosa de Marlene e as Pérolas de Cristina, uma Lição de Amizade Social

Os dias 22 e 23 de março de 2024 marcaram a minha vida de Teólogo, de Poeta e Militante e de Ser Humano. Visitando a Sub-Região do CEBI em Londrina, a convite de sua coordenadora Marlene Zucoli, testemunhei quão valiosos continuam sendo o afeto, acolhida, a gentileza, a amorosidade e, por fim, em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, a Amizade Social. A acolhida carinhosa de Marlene e sua família, em sua casa para uma reunião com a equipe do CEBI-Londrina, foi algo muito especial. Remete-nos à Teologia do Encontro, proposta pelo Papa Francisco. Mas, antes, revela-nos o jeito de ser da Igreja Povo de Deus, onde a casa é uma Igreja em potencial. A Igreja Doméstica. Igualmente, sobretudo através dos assuntos sobre os quais conversamos por nossos caminhos, e das violências que diariamente afetam as mulheres, os negros, a população em situação de rua e as comunidades LGBTQIA+ com um verdadeiro genocídio. Tudo isso nos remete ao diálogo rico e libertador entre Jesus Ressuscitado e os/as discípulos de Emaús. Este texto, aliás, iluminou as nossas reflexões nos três momentos de nossa formação. Inclusive, para mostrar as semelhanças, concluímos a nossa reunião/reflexão da sexta-feira, em torno de uma mesa farta de comida, de partilha e de consciência.

O CEBI de Londrina transmite um sentimento de Fraternidade e Ternura que cativa qualquer coração capaz de se apaixonar. Cristina, a incansável Cristina, encarna e comunica aquela expressão tão repleta de significados nas Comunidades Eclesiais de Base: Mulher Comunidade. Hospedado em casa de Cristina e o tempo todo sob seus cuidados, lembrei-me por diversas vezes dos testemunhos de Paulo de Tarso e as mulheres que tornaram possível (ou menos difícil) a sua missão evangelizadora. Claramente ali, das casas de Marlene e Cristina, por diversas vezes me via pensando na Igreja e na missão Paulinas. Lembrei-me de diversas casas, de diversos casais e ou famílias, das CEBs e do CEBI, de quem eu poderia lhes dizer como disse o Apóstolo dos gentios: “Áquila e Priscila vos enviam muitas saudações no Senhor, como também a Igreja que se reúne na casa deles”. (1Cor 16,19). Assim como na casa de Jair e Cris em Maringá; na casa de Luci Andreghetti, em Foz do Iguaçu; ou ainda na casa de Gisele Canal e Maria, sua mãe, também em Foz do Iguaçu. Na casa de Karla e Alceu em Curitiba. A Igreja Doméstica que reúne nas casas e é uma tenda segura para a Leitura Orante da Bíblia, para a vivência de uma Espiritualidade Libertadora e para florescer o Amor Político. A assim é a Igreja que se reúne na Casa de Neuza e Sebastião Curi, em Guarapuava.

No sábado, dia 23 de março de 2024, no período da manhã, reunimo-nos na Paróquia São Sebastião, em Londrina, onde reencontrei-me com o Padre Jorge, liderança profética das CEBs no Regional Sul2. Que surpresa agradável! Depois de fazer missão pelas Terras Amazônicas, ele está novamente em nosso Regional. E com ele, como sempre, um grupo de pessoas engajadas na luta do povo e a aproximação com o CEBI, ajudando nas formações a partir da Leitura Popular da Bíblia. Uma experiência vivificante, com pessoas esperançosamente conscientes, participativas e com uma acolhida materna. Cristina preparou a terra com sua espiritualidade feminina e fértil. Motivou a dinâmica das pérolas que nos fez sentir-nos Igreja Povo de Deus que sonha em mutirão, que caminha junto, que se abraça, que se olha e se ver. Refletimos sobre a Palavra de Deus e iluminados e iluminadas por ela, dialogamos sobre a barbárie das guerras malditas que matam gente inocente e ferem o coração de Deus; em sintonia com o Ressuscitado celebramos as vitórias do povo brasileiro nas últimas eleições e o nosso compromisso de construir um país fraterno e solidário: sem fome, sem feminicídio, sem discriminação racial, étnica nem de gênero. Avivamos a utopia possível de uma Igreja em Saída, sinodal, ecumênica, e por isso mesmo, uma Igreja Cristã. “Ênfase especial recebe a gratuidade do amor de Deus para com o povo que ele elegeu, não por der forte, mas por ser fraco, a fim de testemunhar-lhe seu amor (Dt 7,7-8)”. (KONINGS & SILVANO, 2020, p. 21). A gratuidade agrada a Deus e nos salvará.

À tarde, fomos para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Cambé, onde uma líder amorosa evangeliza com paixão. Maria Aparecida de Meneses – a Cida -, é uma missionária que transpira compromisso. Acompanha o grupo há algum tempo, tem o bem querer do grupo, tem uma curiosidade epistemológica rara! Corre atrás das informações e gosta de aprender. Sabe trabalhar coletivamente. Estudamos, meditamos juntos e juntas a leitura de (Ex 16,1-16). Foi um momento muito rico!  O grupo é de base, tem muita maturidade, participa e deixa o encontro incrivelmente gostoso. Levamos para casa a orientação de refletirmos sobre o capítulo 11 do Livro dos Números para aprofundarmos e conhecermos melhor o por que a centralidade do pão na Palavra de Deus, do alimento na vida do povo. Nosso Deus é o Deus da bonança, da fartura e da partilha. Sem concentração de riquezas, sem desperdício de alimentos e sem meritocracia.  Deus não faz distinção de pessoas e não criou pobres. Foram os sistemas políticos perversos e os governos escravos do capital quem criaram ao longo dos tempos uma multidão de empobrecidos. Nosso Deus é Amor, é Vida, é Libertação, é Pascoa. “A Páscoa existe, mas é preciso ser vivida, e isso exige coragem. Coragem de mudar de rumo, de recomeçar, de largar quase tudo, de deixar parecer que perdeu”. (SANTIAGO, 2018, p. 108).

Curitiba, 25 de março de 2024 – Segunda Feira da Semana Santa. Preparação para a Pascoa. Feliz Páscoa.
João Ferreira Santiago.
Teólogo. Poeta e Militante.
Doutorando em Teologia pela PUC-PR
Coordenador Estadual do CEBI-PR.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×