Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

XXVIII Curso de Verão com o tema Juventude e relações afetivas do CESEEP

XXVIII Curso de Verão com o tema Juventude e relações afetivas do CESEEP
13 de janeiro de 2015 Centro de Estudos Bíblicos
XXVIII Curso de Verão com o tema Juventude e relações afetivas do CESEEP
Aconteceu em São Paulo-SP, de 06 a 14 de janeiro,o XXVIII Curso de Verão  com o tema “Juventude e relações afetivas” do CESEEP (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular) realizado na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP).

A convite dos/as amados/as companheiros/as da Pastoral da Juventude de Itaquera (Paróquia Nossa Senhora do Carmo) estivemos juntos/as no 06 °dia do curso, na palestra com o tema “Viver a sexualidade como caminho espiritual”. O evento teve a assessoria de Marcelo Barros, monge beneditino, biblista, teólogo e escritor. Também membro da Comissão Teológica da Associação Ecumênica de Teólogos do Terceiro Mundo (ASETT), e do CEBI).

Refletimos sobre a pluralidade das sexualidades e no quanto ainda há tabus a serem superados quando abordamos este tema. Marcelo Barros, ressaltou a importância de não banalizarmos as relações afetivas e contextualizou com à abordagem que as diversas religiões tem feito ao longo dos milênios ou séculos, sobre sexualidade e o divino.

Sabemos que as religiões mais antigas, a exemplo da religião do Império Persa, apresentam em sua maioria, um aspecto dualista do mundo, o bem e o mal,tratando as relações sexuais como efêmeras, negativas, neste caso, ligadas ao deus Ariman, a personificação do mal, opositor de Ormuzd, e que este conceito foi incorporado por diversas outras tradições religiosas que vieram depois.

Eu, enquanto candomblecista, reflito na figura do Òrìṣà Èṣù, que também seria o senhor das energias sexuais, conhecedor dos órgãos reprodutores humanos ,sendo um de seus símbolos, o Ogó, um cetro com formato fálico ereto.Sendo importante lembrar que nas religiões de matrizes africanas, não há este conceito de dualidade, bem e mal, ou pecado. As relações sexuais são vistas como fonte de alegria, prazer, saúde e da renovação do próprio Àṣẹ corporal, parte fundamental de nossa energia vital.

Deste modo,tanto podemos refletir sobre o ato de relacionar-se sexualmente como algo instintivo, característico humano,próprio de nossa corporeidade, quanto podemos pensar, igual lembrou o assessor ,que se traduzíssemos literalmente uma parte do cântico dos cânticos, teríamos “Onde reina amor, Deus aí está”, ou seja, onde há um ato de amor, seja ele; Eros, Pragma, Philia, Ágape*, não importa, ali Deus se faz presente.

Nós, enquanto juventudes temos que refletir e discutir sobre este tema que nos é tão próprio, pensando na desconstrução de pré-conceitos, de “padrões” heteronormativos, machistas, entre outros que nos impedem de vivenciar as relações afetivas e as sexualidades de modo pleno, respeitando a pluralidade e diversidade do mundo em que habitamos.

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya