Notícias

Universidades são alvo de ações de censura e repressão às vésperas das eleições

por Plinio Teodoro para Revista Forum*

Em nota, Campanha Nacional pelo Direito à Educação “lamenta e repudia as decisões da Justiça Eleitoral que tentam censurar a liberdade de expressão de membros de comunidades acadêmicas”

Às vésperas das eleições presidenciais, estudantes e universidades de todo o Brasil estão revivendo momentos de repressão e censura que remetem aos tempos da Ditadura Militar. Em nota emitida na noite desta quinta-feira (25), a Coordenação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação “lamenta e repudia as decisões da Justiça Eleitoral que tentam censurar a liberdade de expressão de membros de comunidades acadêmicas, ferindo seus direitos civis e políticos, bem como o princípio constitucional da autonomia universitária”.

A nota foi lançada na mesma noite em que Maria Aparecida da Costa Barros, juíza do Tribunal Regional do Rio de Janeiro, ameaçou de prisão o diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), Wilson Madeira Filho, pela colocação de uma faixa na entrada do prédio, com os dizeres: “Direito UFF Antifascista”. Em lugar da faixa, estudantes ergueram uma outra, onde se lê: censurado.

O desencadeamento de ações judiciais e do cumprimento das decisões pela polícia invadiu os campi de universidades em todo o Brasil. Em sua maioria, as decisões julgam atos em defesa da democracia como suposta propaganda eleitoral.

No caso da UFF, a decisão judicial, proferida após 12 denúncias recebidas contra a faixa, diz que ela teria “conteúdo de propaganda eleitoral negativa contra o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro [PSL]”.

Professor da Universidade de São Paulo, o filósofo Pablo Ortellado está listando em uma publicação na sua página no Facebook as ações simultâneas realizadas nas universidades. Até está quinta-feira (25) já eram 28.

Segundo a publicação, os relatos recebidos são de ações nas seguintes universidades: UFGD (Dourados), UEPA (Iguarapé-Açu), UFCG (Campina Grande), UFF (Niterói), UEPB, UFMG, Unilab (Palmares), SEPE-RJ, Unilab-Fortaleza, UNEB (Serrinha), UFU (Uberlandia), UFG, UFRGS, UCP (Petropolis), UFSJ, UERJ, UFERSA, UFAM, UFFS, UFRJ, IFB, Unila, UniRio, Unifap, UEMG (Ituiutaba), UFAL, IFCE, UFPB.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB/RJ) manifestou repúdio “diante de recentes decisões da Justiça Eleitoral que tentam censurar a liberdade de expressão de estudantes e professores das faculdades de Direito, que, como todos os cidadãos, têm o direito constitucional de se manifestar politicamente”.

“Quaisquer restrições nesse sentido, levadas a efeito, sobretudo, por agentes da lei, sob o manto, como anunciado, de “mandados verbais”, constituem precedentes preocupantes e perigosos para a nossa democracia, além de indevida invasão na autonomia universitária garantida por nossa Constituição”, diz a nota.

Leia a nota da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

NOTA DE SOLIDARIEDADE CONTRA A TENTATIVA DE CENSURA NAS UNIVERSIDADES

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em solidariedade com estudantes e professores universitários, lamenta e repudia as decisões da Justiça Eleitoral que tentam censurar a liberdade de expressão de membros de comunidades acadêmicas, ferindo seus direitos civis e políticos, bem como o princípio constitucional da autonomia universitária.

No exercício pleno da cidadania, todas e todos têm o direito de se manifestar politicamente.

Como afirma Ronaldo Cramer, presidente em exercício da OAB/RJ, em nota sobre o mesmo tema: “a manifestação livre, não alinhada a candidatos e partidos, não pode ser confundida com propaganda eleitoral”.

Como bem sabe o movimento educacional, não há dúvida de que as tentativas de censura nas Universidades, levadas a cabo hoje, possuem ligação estreita com o movimento “Escola ‘sem’ Partido” – que busca silenciar professores, comunidades escolares e comunidades acadêmicas. A constituição de espécies de “tribunais pedagógicos” em escolas e instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, inclusive, têm prejudicado a qualidade da educação.

Ademais, a ação coordenada de hoje cria uma nova figura no debate público brasileiro: a inaceitável e absurda “Eleição sem Cidadania”.

Assina: Coordenação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Brasil, 25 de outubro de 2018.

Leia no site da União Nacional dos Estudantes (UNE): Estudantes e professores resistem contra a censura em universidades.

Publicado por Revista Fórum, 26/10/2018.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×