Notícias

Umbandistas, Evangélicos e Católicos se unem pela Paz em Minas Gerais

Umbandistas
Aconteceu nesse último sábado (09/07) a 5ª Caminhada Pela Paz em Coronel Fabriciano Minas Gerais. A caminhada é uma ação conjunta da Igreja Católica, Igreja Batista em Avivamento, Governo Municipal e a Política Militar, e tem como objetivos: Sensibilizar a comunidade sobre a cultura de paz e a valorização da vida, o Diálogo e Respeito à Diversidade Religiosa, a Justiça Social, a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.
O movimento iniciou em 2012 com iniciativa de lideranças religiosas diante do alto índice de violência na cidade. O município ainda ocupa no mapa de Mortes Matadas² por Armas de Fogo  a posição 455º dos 5.565 municípios reconhecidos pelo IBGE. As lideranças envolvidas compreendem que a Paz só acontecerá quando todos se unirem pela construção da Casa Comum.  
O contexto social, político e global orientou a escolha do tema: “Onde houver ódio que eu leve o Amor”, pois vivemos uma conjuntura de total indiferença ao outro e outra, principalmente relacionadas a intolerância religiosa e política.
Dentre os avanços dessa edição, foi à presença da Mãe Maria que em seu discurso afirmou: “Se nós unirmos as religiões quem sabe podemos combater essa guerra e essa violência? E trazer a paz para o nosso lar? Para as nossas crianças, nossos jovens… Precisamos buscar essa paz e deixar o preconceito de lado… Precisamos nos unir, não só na rua, não só dentro das igrejas, mas também dentro de casa, pois dentro dos nossos lares está existindo muita violência.”.
O fim do avento foi marcado por entrega de flores entre os participantes, simbolizando desejos de paz na Casa Comum. Gesto marcante deste momento foi a entrega da flor pelo pastor Abraão, que ali representa a religião hegemônica em nosso país, à Mãe Maria de Oxum, que ali representava as religiões de matriz africana, maiores vítimas de preconceito e ódio religioso no Brasil. Compreendemos nesse gesto que a construção de uma outra sociedade, que tenha como valores a tolerância e o amo,r acontece para além das afirmações dogmáticas, mas no reconhecimento que o dogma é apenas uma maneira limitada de se compreender o mistério do Amor presente no mundo, e que o amor é gesto de acolher o outro como  outro.
A REJU acredita que “Fazer ecumenismo é denunciar, promover caminhos de diálogo e garantir a prática e a diversidade religiosa. Reconhecendo os caminhos que revelam o sagrado a todos e todas e proteger aqueles que não creem.”
 
*Por Jonathan Felix de Souza, Facilitador REJU Minas
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×