Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Um depoimento sobre #15M

Um depoimento sobre #15M
19 de maio de 2019 Comunicação

por Derson Maia, Presidente Nacional do Frente Favela Brasil*

Na última quarta-feira, 15 de Maio de 2019, o Brasil viveu um grande levante da juventude em defesa da Educação. Sim, o mar se abriu para o povo passar. Mas, desta vez, não foi a fé dos hebreus que moveu este feito (Êxodo 14:21-23). Foi a esperança daqueles que mantém viva na memória o tempo em que as Universidades e Institutos Federais foram criados, expandidos e fortalecidos. A fé de que, pela ciência, é possível questionar, buscar respostas para nossos problemas coletivos ou, até mesmo, refletir e propor novos projetos de sociedade e desenvolvimento. Sim, o tsunami chegou e esse mar de gente por toda parte, por toda cidade, estremeceu o Palácio de Bolsonaro e a sua guarda no Ministério de Educação.

Sim, o vento de Deus soprou e, mais uma vez, o vento sopra em favor do povo. Pois, o compromisso do Deus, que está vivo em toda parte e em toda gente, é com a liberdade e não com as mordaças. E o apóstolo Paulo nos confirma isso, quando ele diz:

“Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de opressão”. (Gálatas 5:1).

A política atual do governo Bolsonaro para educação é uma política de retorno ao cativeiro da ignorância, onde o Estado volta a ser omisso na promoção e na oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Ao passo que precariza as instituições federais de educação e busca destruir a liberdade de cátedra e a busca pelo conhecimento. Desse modo, ao marcharmos contra o corte orçamentário na educação, seguimos o soprar do Espírito que se move na luta, no compromisso com a liberdade de conhecer, experimentar e transformar nossa realidade brasileira.

Ao denunciar o corte na educação pública, assumimos nossa voz profética nessa geração, na defesa dos estudantes negros, indígenas, pobres que ingressaram recentemente nas instituições federais e dependem de bolsa permanência para não abandonarem seus cursos. Ser voz profética hoje, é defender a manutenção da inclusão, da popularização da universidade pública que por meio da oferta do ensino, pesquisa e extensão a esses estudantes, tem promovido rupturas de ciclos de exclusão e desigualdades. Somente pelo conhecimento da verdade, da realidade, daquilo que nos assola é que seremos verdadeiramente livres (João 8:32).

É esse tsunami em defesa da educação pública, da liberdade científica que fará “Faraó” ruir. Que nenhum de nós esteja cativo, que nenhum conhecimento seja restrito, que a Ruah de Deus na força viva da nossa juventude, ocupe as ruas e sopre em voz ensurdecedora: “deixe meu povo ir e dê a eles o que é de direito, deixe meu povo livre, livre para criticar, livre para conhecer, livre para produzir conhecimento. Dê à eles o que é de direito – financiamento decente para Educação.”

Derson Maia é Presidente Nacional do Frente Favela Brasil. Doutorando em Direito na UnB e membro da Igreja Comunidade Cidade de Refúgio – Brasília. Partilha de Edmilson Schinelo.

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya

slot online judi bola terpercaya slot online terpercaya judi bola prediksi parlay hari ini