Notícias

Olimpíada do Descaso Ambiental

Olimpíada do Descaso Ambiental
O legado ambiental olímpico proposto foi ambicioso. Desde a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, promessas e mais promessas foram estabelecidas para sanar os inúmeros problemas ambientais já frequentes na cidade, como, por exemplo, a falta de saneamento básico e a poluição das principais lagoas.

Passado os anos, superfaturamentos, atrasos nas obras e licitações, remanejamentos de fundos e crimes ambientais mancharam o legado ambiental que, até então, era elogiado. A situação chegou ao ápice quando a crise financeira atingiu a cidade em cheio, provocada pela má gestão de anos dos governos. O fracasso do legado foi, aos poucos, denunciado pela mídia nacional e internacional.

Com a aproximação dos Jogos, sem entrar no mérito social, nos debruçamos sobre números e notícias que evidenciam um legado que não cumpriu nenhuma meta proposta. Para compensar a emissão de gases do efeito estufa, a meta de plantar 24 milhões de mudas de árvores da Mata Atlântica pouco avançou. Desse total, 5.5 milhões de mudas foram plantadas. Tanto a Lagoa Rodrigo de Freitas quando a de Jacarepaguá, palco de algumas modalidades, praticamente nada foi feito. Na Rodrigo de Freitas, a qualidade da água melhorou um pouco, muito aquém do esperado, já que a meta era torná-la viável para banhistas. Já a segunda, a meta de despoluição não saiu do papel devido à falta de planejamento como também pela crise financeira, justificativa da Secretaria Estadual do Ambiente.

Outro problema frequente que vem se perdurando durante gestões foi o processo de despoluição da Baía de Guanabara: “10.000 litros por segundo de esgoto sem tratamento continuarão a ser despejados na Baía de Guanabara, cerca de 90 toneladas por dia de lixo flutuante ainda farão parte do cenário do cartão‐postal e 4,2 milhões de pessoas dos 15 municípios do entorno da Baía seguirão sem saneamento básico.” Triste realidade daquele que seria o principal legado dos Jogos Olímpicos. Sem contar ainda com o risco de se contrair o vírus Zika e a construção do criminoso campo de golfe olímpico em área de reserva ambiental.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×