Notícias

O grito dos excluídos/as: Jesus e a Galileia ontem e hoje

por Marcos Aurélio dos Santos*

É preciso gritar com coragem e força, com voz profética pois os dias são sombrios. Se faz necessário denunciar a desigualdade e a exclusão dos pobres e lutar a favor da vida.

“Sabem o que aconteceu em toda a Judéia, começando na Galileia, depois do batismo que João pregou, (Atos. 10,37).
No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galileia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: “Siga-me (João. 1.43).”

A Galileia era um lugar de mistura de povos. Judeus e Gentios. Também foi lá que Jesus viveu em uma pequena aldeia chamada “Nazaré da Galileia”, por isso Ele era chamado também de “Galileu”. Era o lugar dos vencidos, dos excluídos/ ao passo que em Jerusalém concentrava-se a classe dominante sob a liderança dos Fariseus e do sumo sacerdote. A Galileia era o lugar onde situavam-se as periferias da Judeia. Foi lá que Jesus iniciou seu movimento libertário entre os pobres (Mateus. 28.10).

O Teólogo porto-riquenho Orlando Costas fala de maneira bem objetiva como era a Galileia:

“A Galileia era uma encruzilhada cultural. Era uma região comercialmente orientada que a longa data era habitada por gentios e Judeus. Na época de Jesus, judeus viviam lado a lado com fenícios, sírios, árabes, gregos e orientais. Esta mistura étnica deu origem ao nome Galileia (literalmente círculo), que veio a significar círculo de gentios. (Isaias. 9. 1-12; Mateus. 4.15-16).”

Jesus não dá início ao seu movimento nos lugares altos, a partir do templo, no centro do poder religioso da Judeia. O projeto de Jesus não era de poder, não pretendia criar uma nova religião paralela ao sistema já existente, seu projeto não incluía hierarquia, seu projeto era de libertação dos excluídos/as vítimas do sistema religioso que predominava a região da Judeia. Por isso Jesus começa sua caminhada de libertação nos lugares baixos, à beira do mar da Galileia, nas pequenas aldeias, como Nazaré, Jericó e Cafarnaum. Não se importou muito com a grande e poderosa Jerusalém, por esta razão gastou muito pouco do seu tempo indo a esta cidade.

Jesus não foi para a galileia por um acaso. Ele conhecia a realidade de exclusão do povo. Jesus sabia o caráter de sua missão na Galileia, por isso, em obediência ao Pai cumpriu sua missão de libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor (Lucas. 4.17-18). Sob a unção do Espírito do Senhor, Jesus inicia sua caminhada entre os pobres em um movimento revolucionário de libertação.

Mas qual é a Galileia de hoje, onde está situada e onde ela se movimenta? Dia 7 de Setembro será realizado 0 24º grito dos excluídos/as. É uma marcha ecumênica, plural, diversa e fraterna, comprometida com as lutas dos excluídos/as, e que reúne os povos de diversos seguimentos em um ajuntamento libertário na caminhada com os excluídos/as. É um grito de resistência que parte da Galileia de nossos dias.

Jesus é a esperança dos excluídos. Ele é a esperança das crianças pobres das periferias, das mulheres vítimas do sistema patriarcal e de brutal violência, dos homossexuais vitimados pelo preconceito e homofobia, dos desempregados, dos negros, dos indígenas, dos que são excluídos por pertencerem a religiões de matriz africana. Para todos estes e muitos outros segue a viva a esperança no Jesus de Nazaré.

Por isso, é preciso gritar com coragem e força, com voz profética pois os dias são sombrios. Se faz necessário denunciar a desigualdade e a exclusão dos pobres e lutar a favor da vida, pois esta como disse Jesus, vale mais do que todos os bens desta vida. O aumento da violência, a manifestação e o crescimento do fascismo em nosso pais, o processo de exclusão das políticas sociais, os desmontes dos direitos dos trabalhadores/as e muitas outras injustiças nos desafiam a dar uma resposta profética. Descer para a Galileia de hoje e agir em ações concretas, onde estão os grandes desafios libertários é um ato de superação diante desse contexto exclusão.

Assim como Jesus desceu para a Galileia para caminhar e lutar ao lado dos oprimidos, se faz necessário o seguimento de Jesus hoje, no grito dos excluídos/as, em um movimento de fé, amor, esperança e libertação.

Texto de Marcos Aurélio dos Santos, publicado por CEB´s do Brasil.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×