Notícias

O Drama e a Celebração em Tempos de Quaresma [Manoel Ribeiro de Moraes Junior e Ruth Gomes Ferreira de Moraes]

O Drama e a Celebração em Tempos de Quaresma [Manoel Ribeiro de Moraes Junior e Ruth Gomes Ferreira de Moraes]
O tempo de Quaresma vem após o carnaval e suas cinzas, e antecede a Páscoa como uma profunda experiência de preparo para a festa da morte/ressurreição cristã. No ciclo litúrgico do tempo Cristão, esse é o momento mais humano. Pouco antes da Quaresma, na valia ou na folia da carne, mulheres e homens se vêem vislumbrados com a força libídica – o desejo vital que fortalece a todos na luta pela sobrevivência, pela agregação; impulso que leva o humano à ambígua inclinação, tanto para o ato da morte de sangue quanto para o saneamento das vontades abdominais; a força coletiva pela busca do alimento e pela agregação altruísta; a festa do desejo que enaltece a fertilidade. Após o carnaval, o dia de Cinzas e os quarenta dias de Quaresma, a Páscoa vem a nós como a festividade em que a humanidade cristã exercita a capacidade de raciocínio abstrato ao mundo perverso e doloroso – tal evento nos habilita auma celebração da compreensão significativa da vida plena, a celebração pela luta a favor da superação das imanentes limitações humanas, a celebração da esperança sublime de redenção, de ressurreição–,ainda que tal capacidade esteja conectada às fontes vitais do corpo!
Os evangelhos fazem parte de uma experiência religiosa que o sociólogo alemão Max Weber conceituou descuidadamente de religião universal. De fato, não há religião Universal, pois todas elas se estofam numa trajetória simbólica, num circuito textual escrito ou ágrafo, pois o cristianismo tem seu estofo paratextual, polireligioso e mutiétnico. Não é universal, porém, não deixa de ser experimentado num contexto gigantográfico de culturas e humanidades.
O Evangelho de Mateus provavelmente foi redigido num contexto palestino – terra de cruzamentos comerciais, edificações greco-romanas, imaginários diversos. O redator, próximo à Jerusalém, podia observar como a diversidade cultural e religiosa era marcante. A Religião Monoteísta do Templo de Jerusalém agregavadiversidades de expectativas políticas e religiosas. Muitos lutavam pela restauração do Templo, e nessa luta, muitas pessoas pensavam em Davi, outras articulavam batalhas contra a casta sacerdotal e aristocrática regente – os saduceus e os fariseus. Outros, insatisfeitos com toda a realidade jerusaleniana, pregavam a destruição do Templo e da Casa Real de Herodes, além de praticarem o batismo para a redenção. Com o sentimento de caducidade do mundo, a esperança por um messias cada vez mais ganhava voz.
Nessa conjuntura de muitos protestos, a vida da maioria se mostrava sufocada, encapsulada, deteriorada. Associando os gêneros do drama trágico grego, do messianismo contra histórico do hebraísmo apiru-palestinense(memórias de escravos libertos) e das sabedoriasdeste oriente, Mateus reconstruiu a vida de Jesus, o Cristo: o Senhor (Kyrios) encarnado;o Emanu-Elatento e misericordioso para com o humano; o Deus único e supremo, simpático para com as dores e para com as desesperanças de mulheres e homens, de crianças e daqueles que faziam parte do terceiro gênero silenciado (os eunucos). Mateus redigia seu Evangelho atento aos ricos e aos miseráveis, àqueles que não sabiam mais o que era o viver abundante, àqueles que não tinham mais esperança.
O momento da Quaresma é o da rememorização e o da recepção do texto bíblico no tempo desencantado. Não há cristianismo sem uma experiência profunda do texto dramático, do texto que anuncia o Evangelho do Deus vivo e libertador. Não há como ser cristão e, ao mesmo tempo, ser duro de alma. Não há como ser cristão com riqueza monetária no coração ou com a miséria da vida sendo o rumo dos chãos. Quaresma é a memória do drama que faz com que o Cristianismo não seja um ato de opressão ou castração, mas de libertação, de amor e de redenção.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve.” (Mt. 11.28-30).

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×