Notícias

O Conjuve, as políticas de juventude e as resistências em tempos de golpe [Daniel Souza]

O Conjuve
Para o governo golpista, a juventude só aparece relacionada a duas pautas: ao problema da previdência e à questão do emprego. Não há uma compreensão de jovens em sua integralidade, como sujeitos de direitos ou como atores e atrizes centrais no “desenvolvimento” e no projeto de país – embora ainda tenhamos que nos perguntar: qual desenvolvimento? Para os dois problemas apresentados, já existem soluções: reforma da previdência, ampliação da terceirização, redução de direitos trabalhistas e acordos que privilegiem o setor privado

A presidenta Dilma Rousseff foi afastada do cargo em um arranjo entre setores do empresariado, as grandes corporações midiáticas, espaços significativos do judiciário e a ampla maioria do parlamento brasileiro. O motivo: as mal ditas “pedaladas fiscais”. O nome oficial recitado em muitos cantos, mas pouco compreendido. Um nome que esconde, na verdade, a retaliação e desvio de poder do deputado Eduardo Cunha e outros interesses inconfessáveis de grupos políticos que buscam retirar direitos, retroceder na política e manter privilégios.

Deve ser insuportável conviver com xs filhxs do Brasil, que se mostraram nessa última década, como um efeito do projeto político que conduziu o país: as negras do curuzu, as jovens da agricultura familiar, as mulheres trans e os meninos que cresceram nas senzalas dos condomínios de luxo e, hoje, ocupam a “piscina”, a universidade e o poder. O golpe, na verdade, é contra todxs nós, por isso, é racista, machista, homofóbico e velho. Basta ver a ausência de mulheres e negros no primeiro escalão do Governo interino e analisar o perfil do atual secretário nacional de juventude, filho de um deputado – na linhagem de uma velha política brasileira – e com um histórico marcado por agressões e violência contra a mulher.

O processo de impeachment, desvirtuado e transformado, sobre distintas negociações, numa eleição indireta do Vice-Presidente da República, é uma afronta ao Brasil que mudou e aos “novos sujeitos” que ocupam e constroem esse país. Por isso, por interpretar que não houve crime de responsabilidade cometido pela presidenta Dilma, a sociedade civil do Conselho Nacional de Juventude denunciou o golpe de Estado e decidiu não reconhecer o Governo interino de Michel Temer.

O que está em jogo é a ruptura em nossa contraditória democracia e o projeto de país em questão. O que se passou nos últimos 13 anos foi o investimento no potencial democrático da Constituição de 1988, com o estímulo e a potencialização de vários princípios ali contidos e que foram mantidos em estado de hibernação pelo neoliberalismo. No projeto reeleito em 2014, há um desenvolvimento econômico estruturado a partir do Estado e com participação social, atrelado às políticas de combate à pobreza, à ampliação do consumo, às possibilidades de inclusão social, à distribuição de renda e ao alargamento da classe trabalhadora.

O Governo golpista tem em sua agenda a radical destruição do pacto estabelecido quando o Brasil consolidou sua redemocratização. O “Ponte para o Futuro”, projeto político do Governo Michel Temer e da Fundação Ulisses Guimarães (PMDB), visa acabar com a constituição cidadã e nos mandar de volta para o passado da desigualdade extrema e da opressão sem limites. É disso que se trata a diminuição do Estado, com uma política econômica centrada na austeridade, no controle da inflação como meta isolada, na redução de gastos públicos e no congelamento de gastos sociais, numa chave neoliberal. Política que se afasta do projeto em curso no país até então, em toda a sua contradição e “ajuste fiscal” (estilo Levy), apresentado pelos governos Lula & Dilma.

As Políticas Públicas de Juventude precisam ser compreendidas dentro desses projetos em disputa. Não há neutralidade. A compreensão de Estado e de país implicam em uma determinada compreensão das políticas de juventude, e vice-versa. Aqui reside um critério possível para entrar nesse jogo. As políticas são orientadas a partir de quem, para quem, com quais interesses?

Enquanto sociedade civil do Conjuve, esperávamos e incidíamos para a real transversalidade das políticas de juventude, um caminho seguido no último Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. Defendíamos a possibilidade de se assumir o plano “Juventude Viva” (com o centro no debate da segurança pública e na construção do plano nacional de redução de homicídios da juventude negra) e o “Identidade Jovem” (“ID Jovem”) como programas prioritários e articuladores no Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos. Para relembrar, o “Juventude Viva” é um plano, do Governo Federal, que busca construir ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a realidades de violência. Já o “ID Jovem” é uma regulamentação do Estatuto da Juventude que garante o beneficio da meia entrada cultural e meia passagem interestadual aos jovens pobres, beneficiárixs do Cadastro Único para Programas Sociais.

No movimento de ampliação de direitos, também queríamos radicalizar a participação desde a experiência da #3ConfJuv e do Conselho de Cultura e construir estratégias para a elaboração do Plano e Sistema Nacional de Juventude e para o monitoramento das propostas da 3a Conferência. Mas o cenário mudou.

Para o governo golpista, a juventude só aparece relacionada a duas pautas: ao problema da previdência e à questão do emprego. Não há uma compreensão de jovens em sua integralidade, como sujeitos de direitos ou como atores e atrizes centrais no “desenvolvimento” e no projeto de país – embora ainda tenhamos que nos perguntar: qual desenvolvimento? Para os dois problemas apresentados, já existem soluções: reforma da previdência, ampliação da terceirização, redução de direitos trabalhistas e acordos que privilegiem o setor privado.

Efetivamente, os 30 dias de Governo Temer já apresentam, entre tantas ações, a possibilidade real de mudança no modelo de partilha do pré-sal, o que afeta diretamente as políticas de educação e de saúde. Para quem não se lembra, a vinculação de políticas sociais ao uso do petróleo foi uma vitória dos movimentos de juventude, especialmente aqueles ligados à pauta educacional. A lei passou a garantir 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. Além dos 50% dos recursos do Fundo Social do pré-sal destinados para essas duas áreas.

O Governo Temer também revogou o pedido de urgência do Projeto de Lei que amplia a investigação das mortes em decorrência da ação de agentes do Estado, como policiais, enviado pela presidenta Dilma no final de abril, e que poderia ser um dos mecanismos de diminuição do extermínio da juventude negra. Essa (é) era uma pauta central para nós do Conjuve. Além disso, houve o desmantelamento das políticas de cultura, direitos humanos e educação (verifiquem, por exemplo, o que restou da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC). Todos esses retrocessos se relacionam com a juventude.

Diante desta realidade, a pergunta é pelo sentido e a atuação de um Conselho Nacional de Juventude em tempos de um Governo golpista. Os diagnósticos pedem saídas mais arrojadas e criativas ante cenários complexos. Ao não reconhecer o Governo, a estratégia da sociedade civil se articula no entrar e sair da institucionalidade. Como em um jogo, o desafio posto é ocupar o espaço, saber narrar, brincar com suas regras e palavras e desativar os dispositivos de poder, expressados no Governo Temer, que busquem regular as nossas vidas e os nossos corpos. A tarefa segue na capacidade de perpassar os espaços de poder, mas não se encerrar neles mesmos. Sabemos das ambivalências do Estado, e não é agora que iremos absolutizá-lo. Por isso, para além de um esvaziamento e de renúncias, a máxima é ocupar o Conselho para ir além dele. Ou melhor: (re)imaginá-lo em seus modos de ser conselho para intensificar a potência de nossas mobilizações.

Pontualmente, ao denunciarmos o golpe de Estado, a atuação da sociedade civil acontece por meio de um monitoramento periódico das decisões do Governo provisório. Por exemplo, em que medida os cortes no SUS afetam os direitos das juventudes? O desafio é denunciar ponto a ponto os encaminhamentos da gestão Temer. Junto a isso, torna-se necessário avançar em articulações na construção de redes paralelas de formulação e monitoramento com organizações parceiras para além dos espaços institucionais. Cabe, ainda, resistir aos retrocessos por meio do diálogo com a sociedade civil de outros conselhos e com espaços de resistência nos movimentos, organizações locais e no Congresso Nacional.

Mas não só. A tarefa que temos nos coloca no exercício de imaginarmos saídas para além da simples reação ao Governo provisório. A resistência ao golpe e a defesa da democracia ainda nos faz imaginar: qual democracia nós queremos? A democracia que temos, em sua lógica representativa e orientada pelos financiamentos privados, não nos cabe em toda a nossa diferença. Aqui reside nossa principal questão e possiblidade de ação. A capacidade de, nos emaranhados de uma realidade adversa, saber desejar e construir outros modos de fazer política, com a busca cotidiana pela liberdade de viver, de amar e de existir no mundo. Sem a clausura dos projetos prontos e saídas já pensadas, mas desde a experiência diária de “como fazer?”, projetando e construindo processos radicais de democracia.

*Por Daniel Souza, presidente do Conselho Nacional de Juventude, espaço em que representa a Rede Ecumênica da Juventude (REJU).

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×