Notícias

O Carnaval e a alegria do Espírito [Marcelo Barros]

Reflexão da semana aborda o Carnaval na perspectiva bíblica

Nessa semana, todo o Brasil já está em ritmo de Carnaval. Em muitas cidades do litoral e do interior, as pessoas esquecem dores e angústias do cotidiano através da dança, das brincadeiras e da alegria do Carnaval. Há quem veja nisso mera alienação e alguns até condenam o mundanismo e julgam o Carnaval como mal. Sem dúvida, o Capitalismo faz de tudo mercadoria. Cada vez fica mais difícil brincar, dançar e se fantasiar gratuitamente.

Tudo é comercial.

O Carnaval se torna o momento do uso exagerado de bebidas e mesmo de drogas. Tudo isso cria um circulo vicioso com a violência urbana que explode em alguns fenômenos de massa não bem canalizados. No entanto, apesar desses problemas, toda festa, mesmo a mais aparentemente mundana, reúne pessoas em uma expressão de alegria. Por isso, tem uma dimensão nobre e mesmo espiritual. O que caracteriza a festa é a liberdade de brincar, o direito de subverter a rotina e de expressar alegria e comunhão, através de uma comida gostosa, a música contagiante e a dança que unifica corpo e espírito.

Já nos anos 50, Dorival Caymmi resumia o sentimento popular ao cantar: “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça, ou doente do pé…”.

Os grupos religiosos que pregam contra o Carnaval e os que inventam encontros espirituais para afastar as pessoas das brincadeiras de Momo podem usar como pretextos o medo do pecado e os problemas como desordem moral, bebedeiras e drogas que, realmente, existem em todos os eventos de massa, como shows e manifestações coletivas. No entanto, essas pessoas já eram contrárias aos festejos desses dias, mesmo em épocas nas quais o Carnaval era mais espontâneo e inocente.

O que está por trás dessa rejeição moralista é o pensamento neoplatônico que opõe corpo e espírito. Essa filosofia pagã incorporou-se de tal modo no Cristianismo que as pessoas esquecem que, segundo o quarto evangelho, Jesus começa a dar sinais de sua missão em uma grande festa de casamento em Caná da Galileia e chega a transformar água em vinho para que a alegria dos convidados pudesse ser completa (Cf. Jo 2, 1- 11). Diversas vezes, nos evangelhos, Jesus diz que veio para que todos tenham alegria e vida profundamente vivida (Jo 10, 10). Ele se queixa de sua geração que parece com pessoas que, mesmo ao som da música e da dança, ficam indiferentes (Lc 7, 31- 32).

Nos anos 70, na semana antes do Carnaval, em uma crônica radiofônica, dom Helder Camara, então arcebispo de Olinda e Recife, afirmava: “Carnaval é a alegria popular. Direi mesmo, uma das raras alegrias que ainda sobram para a minha gente querida. Peca-se muito no carnaval? Não sei o que pesa mais diante de Deus: se excessos, aqui e ali, cometidos por foliões, ou farisaísmo e falta de caridade por parte de quem se julga melhor e mais santo por não brincar o carnaval. (…) Brinque meu povo querido! Minha gente queridíssima. É verdade que quarta-feira a luta recomeça. Mas, ao menos, se pôs um pouco de sonho na realidade dura da vida!” (“Um olhar sobre a cidade”, 01/ 02/ 1975).

Naqueles tempos, Chico Buarque compôs a melodia para o filme “Quando o Carnaval chegar”, uma comédia musical de Cacá Diegues que tomava o Carnaval como parábola da festa da libertação. Chico, Nara Leão, Maria Bethânia e Gal saíam pelas ruas cantando: “Quem me vê assim, parado e distante, até parece que nem sei sambar. Tou me guardando pra quando o Carnaval chegar”.

Tratava-se do Carnaval da libertação da ditadura militar e das opressões que vinham daquela estrutura autoritária de injustiças.

Atualmente, o império não mais precisa dos militares para garantir, em toda a América Latina, governos ilegítimos e uma forte ditadura econômica, disfarçada sob as aparências de democracia formal. Por isso, a organização do povo nos blocos de Carnaval, a capacidade de coordenar multidões sob o som de uma marcha ou de um frevo de rua manifesta a capacidade do nosso povo de se organizar social e politicamente. superar os preconceitos e mentiras, diariamente jogados por meios de comunicação inescrupulosos e vendidos ao império.

O Carnaval pode ser sim uma parábola e instrumento para superarmos as ondas de ódio e intolerância propostas pela mídia dominante e lutarmos pacificamente por maior igualdade social e por uma justiça que signifique verdadeira libertação para todo o povo. Com outras letras e outras melodias, em ritmos mais novos, continuamos a cantar o correspondente à velha música do Chico: “Quem vê assim, tão parado e distante, parece que eu nem sei sambar. Tou me guardando pra quando o Carnaval chegar”.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×