Notícias

Negritude e Branquitude – Razões da (des)igualdade

Negritude e Branquitude - Razões da (des)igualdade

Desde a primeira edição o CEBI participa na promoção deste seminário que tem por objetivo central recuperar e fortalecer a contribuição histórica da Teologia da Libertação e Educação Popular na constituição de agentes sociais no Brasil e sua pertinência para a conjuntura atual.

6º Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular

 "Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e  inspirar esperança onde há desespero."  Nelson Mandela, em seu aniversário de 89 anos.

         Durante muito tempo, os livros escolares reproduziram a fábula segundo a qual a sociedade e a cultura brasileira formaram-se pela convivência pacífica de três raças: o branco europeu, o índio nativo e o negro africano. Com a contribuição desses três grupos, um passado harmonioso teria formado uma identidade nacional: a brasilidade.

          Forjada pelos grupos dominantes, essa visão buscou representar e reproduzir um povo dócil, fruto da mistura democrática de etnias e culturas diferentes. Uma vez silenciados, os conflitos e as contradições não estimulariam os grupos subordinados a lutar por mudanças.

         Nosso país se desenvolveu ao longo dos séculos, assentado na escravidão indígena e africana, no latifúndio, na extração de nossas riquezas naturais e na monocultura voltada para a exportação, beneficiando as elites dominantes. No entanto, durante o período escravista, mas não apenas nele, negros e negras insurgiram-se contra a escravidão e o racismo. As fugas e rebeliões e a formação de quilombos, desde o início estão presentes em muitos ‘Palmares' país afora.

         Passados mais de 120 anos da abolição da escravatura, somos um país no qual metade da população (50,3%) é considerada negra (IBGE, 2010). A população afro-descendente, no entanto, representa mais de 70% da população mais pobre. No mercado de trabalho, com a mesma qualificação e mesma escolaridade, uma pessoa negra recebe em média quase a metade do salário pago a uma pessoa branca. Em nossas cidades, mais de dois terços dos jovens assassinados entre 15 e 18 anos são negros. Negras e negros são quase ausentes nas universidades públicas. Apesar dessa realidade ainda causa polêmica ações afirmativas como a política de cotas.

         Por outro lado, a população branca sente-se pouco incomodada quando o assunto é racismo. Muita gente, apoiada numa racialidade neutra, não nomeada, simplesmente agradece a "sorte" de ter nascido branca. Sem outros questionamentos, pode usufruir dos privilégios da branquitude.

         Por tudo isso, o problema racial no Brasil deve ser discutido não como um problema das relações entre negros e brancos, pois sua solução envolve os dois grupos. Relações étnico-raciais interessam àquelas pessoas que lutam por uma vida digna e plena para toda a população.

        É isso que se propõe a discutir a 6ª edição do Seminário de Teologia da Libertação e Educação Popular, cujo tem tema é ‘Negritude e Branquitude: razões da (des)igualdade'.

 

Público alvo

Educadores e educadoras populares, agentes de pastorais e de movimentos sociais, estudantes e demais pessoas interessadas na temática.

Data: 27 a 29 de agosto de 2010

Local: Centro Mariápolis Arnold – Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 3555

 São Leopoldo – RS (ao lado do Portão F da Unisinos)

Inscrições: Até o dia 23/08/10, através do site www.ceca-rs.org ou pelo fone (51) 3568- 2548.

VAGAS LIMITADAS*

Taxa de inscrição: R$ 50,00. Inclui alimentação e hospedagem. O pagamento deverá ser feito através de depósito bancário na conta do CECA – Banco do Brasil – Agência 0185-6 – Conta 4624-8.

Enviar comprovante via fax para 51 3568.2548 ou para o e-mail [email protected]

*IMPORTANTE: Serão consideradas inscritas as pessoas que confirmarem o pagamento até o dia 23/08/10

 Assessoria:

– Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira – Teóloga, doutoranda em Religião e Educação (Faculdades EST), militante do movimento negro.

– Marcos Rodrigues – Teólogo, doutorando em Ciências da Religião (PUC-SP), militante do movimento negro.

– Painel com organizações convidadas que trabalham com o tema.

 Programação: acesse o site www.ceca-rs.org

 Mais informações pelo fone 51 3568-2548 ou pelo e-mail [email protected]

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×