Notícias

Mês da Bíblia: Primeira Carta de João, Deus é amor

via Xaverianos*

O mês da Bíblia de 2019, tem como tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”, a partir da primeira Carta de João e o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (cf. 1Jo 4,19). A carta faz parte dos Escritos Joaninos, que incluem o Evangelho de João e três cartas.

A primeira Carta de João faz parte das cartas “católicas” que significa universais, isto é, dirigidas a todos os cristãos. O texto é considerado uma epístola, porém não tem a forma de carta. Não possui nome do remetente, destinatário, local, saudações e bênçãos, entretanto a segunda e terceira carta de João são realmente epistolas. Ela faz parte da tradição “joanina” com uma linguagem muito semelhante ao evangelho de João, é provável que a origem deste escrito tenha sido a comunidade de Éfeso, na Ásia Menor, onde uma tradição secular coloca a residência do apóstolo João. Escrita talvez entre o final do século I e começo do II século (entre os anos 100 a 130).

Conheça os livros do CEBI para o Mês da Bíblia de 2019:
A Comunhão entre Deus e Nós: fonte da comunhão entre nós
O amor em defesa da vida: a 1ª Carta de João
Quem ama torna-se luz: Primeira Carta de João

Éfeso era uma cidade portuária, greco-romana, com mais de duzentos mil habitantes, era um dos grandes centros de desenvolvimento econômico e do pensamento filosófico do Mediterrâneo. Tinha uma sociedade escravista (quase dois terços da população). A comunidade cristã era solidária, tina sido fundada por Paulo na segunda viagem missionária (At 18, 24-26). Era influenciada com a filosofia gnose que afirmava que apenas pelo conhecimento mental e espiritual a pessoa entra em contato com o Deus verdadeiro, com uma fé desligada da realidade.

Se olharmos de perto, existem muitas semelhanças estilísticas e teológicas entre o Evangelho de João e as epístolas joaninas, porém há também diferenças insignificantes que levantam dúvidas, se o autor das epístolas é o evangelista. É possível que o escritor das epístolas nem foi o evangelista, nem o redator, mas um dos colaboradores menores do evangelho, ou alguém que não tenha em absoluto participado da redação do evangelho. É admissível que tenha sido escrita pela segunda geração de cristãos, visto que conhece muitos resultados da ação de Jesus e dos que foram testemunhas oculares, como os apóstolos e os discípulos. Contudo, o autor da carta apresenta-se como testemunha fidedigna da tradição que recebeu (1Jo 1,1-4).

Quando foi escrita esta carta a comunidade passava por uma crise, pois um grupo de cristãos dissidentes propunham uma doutrina gnóstica, que afirmava que o homem se salva graças a um conhecimento religioso especial e pessoal. Negavam que Jesus era o Messias e se gloriavam de conhecer a Deus, de amá-lo e de estar em íntima união com ele; afirmavam-se iluminados, livres do pecado e da baixeza do mundo; não davam importância ao amor ao próximo. A carta busca responder a crise de fé que havia em alguns membros da comunidade. Alguns não davam a devida importância à prática concreta da fé e do amor no dia a dia da vida e diziam que a comunhão consiste sobretudo no conhecimento intelectual (gnose, como se dizia na língua deles). Por isso, os que promoviam esta teoria eram chamados de gnósticos.

O centro da carta é o amor, que traduz a fé em vida concreta. Amar ao próximo significa conhecer a Deus, viver na luz, estar unido a Deus e aos irmãos, não pertencer ao mundo e cumprir os mandamentos. Portanto, amar a Deus é praticar a justiça, é ser filho de Deus, obter o perdão dos pecados e libertar-se do medo.

A seguir apresentamos um breve comentário dos textos da carta, que dividimos em três partes, com uma introdução e uma conclusão.

Introdução (1,1-4)

A carta começa com um prólogo como o Evangelho de João, afirmando a existência do Verbo através da encarnação, desde o princípio da criação. Inicia convocando os sentidos para testemunhar Jesus e afirmando a relação entre o Pai e o Filho, que gera a alegria completa.

1. Caminhar na luz (1,5-2,28) Deus é Luz em oposição às trevas, isto é próprio do quarto Evangelho. A revelação é a manifestação de Deus no seio da história (1,5-7). Deus é a luz, a vida; as trevas são as que opõem à vida, ao projeto de Deus. Caminhar na luz exige vivenciar o mandamento do amor. Para caminhar na luz são necessários quatro passos, primeiro é se reconhecer pecador para descobrir o novo rosto de Jesus. A comunidade é pecadora e cúmplice dos pecados dela, mas a revelação mostra que Deus perdoa (1,8-2,2). O segundo passo é amar, isto é viver o mandamento do amor, quer dizer amor ao próximo como parte do amor a Deus e do estar na luz; sabemos que a comunidade joanina se fundamenta sobre a base do mandamento do amor. Conhecer e permanecer são parte da mesma experiência de Deus. O conhecimento se refere a uma experiência amorosa de Deus, que se revela em Jesus (2,3-11). O terceiro passo é não amar o “mundo” porque os anticristos são contra o projeto de Jesus e a favor do “mundo”, eles pertencem, falam a linguagem do “mundo” e o “mundo” os ouve, não reconhecem Jesus como o Messias e Salvador. O Maligno é próximo do “mundo” (2,12-17). O quarto passo é cuidado com os anticristos que saíram da comunidade e está relacionado com a última hora, eles continuavam influenciando. Eram aqueles que participavam da comunidade, mas não estavam em comunhão com ela; eram batizados que não participavam do projeto de Cristo. Não basta ser batizados para serem Filhos de Deus, é necessário praticar a justiça. Eram os falsos profetas (2,18-28).

2. Viver como Filhos de Deus (2,29-4,6) A segunda parte da carta começa com afirmação de que somos Filhos de Deus e apresenta o tema da justiça retomando os temas anteriores. A justiça era a marca dos seguidores de Cristo (2,29-3,2). A justiça consiste em amar e se doar totalmente (Jo 13,1). O texto é claro devemos discernir entre justiça e pecado, amor e ódio, ser filhos de Deus ou do diabo, rompendo com o mal e o pecado. Quem nasceu de Deus e tem como referência Jesus, não pode pecar, não pode deixar de amar, pois o pecado é ausência de justiça, de amor. Quem é filho do Diabo peca, isto é, não ama. Jesus se manifestou para destruir as obras do diabo (3,3-10). Amar é o mandamento principal, o que é contrário a Caim que mata Abel, cometendo o maior crime de fraternidade. O amor aos irmãos é o que fortalece a consciência diante do julgamento final. O amor autêntico é aquele dá a vida. Quem não ama o irmão pratica a injustiça, está do lado do diabo e vive no pecado. Com Jesus começou a era da justiça: o amor ao irmão leva à relação, à comunhão, à partilha e fraternidade. (3,11-24). Os anticristos pertencem ao mundo por isso é necessário o discernimento diante das realidades e valores cotidianos, pois os seguidores do Ancião e do anticristo se consideravam profetas ou movidos pelo Espírito (4,1-6).

3. O amor e a fé (4,7-5,13) A tecera parte tem o tema do amor e a fé. O amor refere-se às relações entre as pessoas; a fé toca as relações com Jesus, com Deus. O Amor e a fé abraçam todas as dimensões da vida. É o Espírito, portanto, que gera a fé em Jesus e fé é compromisso que produz vida nova. O Amor vem de Deus. Somente quem ama ao irmão tem a certeza de amar a Deus. O amor vem de Deus, Ele é a origem e a Fonte do amor, quem ama nasceu de Deus e conhece a Deus. O conhecimento se dá pelo contato, pelo encontro e pelo confronto, pois Deus é amor (4,8.16) O amor de Deus é a raiz de tudo. A experiência do amor de Deus está na raiz da Bíblia. Ao longo das muitas crises que ocorreram durante a história do povo de Deus, é sempre a redescoberta do amor de Deus que fazia o povo renascer e retomar a sua caminhada. O amor só é concretizado quando vivido. O amor não tem limites e tem muitas formas de se expressar. O amor vem de Deus, pois Ele tomou a iniciativa de amar. O amor de Deus é gratuito e desinteressado. O nosso amor só chega a Deus passando pelas pessoas. A Trindade é a prática do amor. As relações de quem ama tem como base a confiança; as relações de quem não ama se baseiam no medo. Não se pode amar a Deus sem amar as pessoas (4,7-5,4). O amor em Deus gera a fé e a fé gera o testemunho. É a fé que acolhe o dom que Deus realiza em Jesus. É esta fé que faz experimentar desde já a vida eterna A palavra testemunho aparece dez vezes no texto para sublinhar a importância da coerência da vida fraterna na comunidade (5,5-13).

Conclusão (5, 14-21) A carta termina afirmando a necessidade da oração e do discernimento. A oração é o meio para nos colocarmos dentro do projeto de Deus e pedirmos a realização da sua vontade amorosa, que gera vida e liberdade. As comunidades joaninas por serem fraternas acreditavam no poder da oração como forma de superar os conflitos das limitações humanas. Há dois tipos do pecado o que não conduz a morte decorrente das fraquezas e limitações; o pecado que leva à morte é a rejeição radical da proposta de Jesus. Os ídolos são pessoas, coisas, estruturas e projetos que produzem escravidão e morte que se apresentam como absolutos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. São Paulo: Paulus 2018.
BORTOLINI, J. & BAZAGLIA, P. Como ler as Cartas de João: quem ama nasceu de Deus e conhece a Deus. São Paulo: Paulus, 2001.
CENTRO BÍBLICO VERBO DIVINO. Jesus Cristo veio na Carne é de Deus, entendimento da primeira Carta de João. São Paulo: Paulos 2019.
MESTER & OROFINO. Deus nos amou primeiro, A primeira Carta de João. Convergência, setembro de 2019.
NASCIMENTO & MAZZAROLLO. A compreensão da comunidade joanina em Raymond em Brown. Departamento de Teologia.
SAB. Mês da Bíblia 2019. Para que n’Ele nossos povos tenham vida – primeira Carta de João: Nós amamos porque Deus primeiro nos amou (cf. 1Jo4,19). São Paulo: Paulinas, 2019.

Texto de Rafael Lopez Villasenor, via Xaverianos.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×