Notícias

A Leitura Popular da Bíblia e a Superação do Fundamentalismo Religioso

por Marcos Aurélio*

“O fundamentalismo cristão-religioso não se abre para o diálogo. Comporta-se de maneira superior, se sobrepondo aos novos seguimentos que pensam e agem diferente. Ao que parece, o fundamentalismo religioso permanecerá no engessamento histórico, preservando de forma zelosa os velhos fundamentos. Enquanto isso, o mal avança no mundo com a finalidade de destruir a fé, a democracia e os direitos conquistados com muito esforço, e a cada dia surgem novos desafios para os cristãos/ãs hoje.

O fundamentalismo religioso apropria-se da bíblia como dono da mesma, numa leitura fundamentalista-literal- superficial, sem reflexão e aprofundamentos, isso para legitimar a injustiça, a violência, o ódio, a divisão e a superioridade. Assim como permanece calado para o diálogo, também o faz diante das inúmeras injustiças assola os pobres e excluídos.

O ensino de Jesus de Nazaré tem como chave hermenêutica para a interpretação da bíblia o amor. Jesus nos ensina que em tempos de ódio devemos perdoar os ofensores, até mesmo sem ressalvas os piores inimigos.

Em uma sociedade que exalta a violência e a morte, os cristãos devem superar a maldade com a promoção da paz e da justiça. Em meio a divisão com muros de intolerância, somos desafiados a construir pontes e lutar pelo respeito ao outro em laços de fraternidade.

Urge trazer o texto bíblico para nosso contexto atual. É aqui e agora que acontecem as lutas, na vida, nas trincheiras de resistência, especialmente entre o nosso povo latino-americano. A bíblia não pode ser lida com os velhos óculos, estes estão embaçados e nos impedem de enxergar a realidade concreta de hoje. É na leitura popular da bíblia, em comunidade, com novos óculos, no sopro do Espírito e com o pé no chão que escutamos Deus. Ele houve o clamor do seu povo.

Marcos Aurélio é um dos Colunistas do CEBI. Acesse outras publicações no Medium do CEBI.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×