Notícias

Intolerâncias cotidianas: em nota, CONIC faz apelo ao bom senso

Intolerâncias cotidianas: em nota

Todo tipo de intolerância é desumana. Mais que isso, afronta a Legislação Brasileira que garante a laicidade do Estado e, portanto, a liberdade de crença e a livre filiação religiosa. Nos últimos dias, o Brasil assistiu a vários episódios de violência retórica, desde as reações midiáticas contra a população LGBT por conta da passeata em SP, até a agressão física perpetrada contra a jovem Kailane, de 11 anos, adepta do Candomblé.
 
Em função disso, o CONIC emite nota em que apela para o bom senso. "Que possamos fazer o exercício da autocrítica", afirma um trecho do documento. "Que nas celebrações desse domingo, 21 de junho, possamos fazer o exercício da penitência e reconhecer os abusos", acrescenta.
 
 

UM APELO AO BOM SENSO
 
“Esses tais, porém, injuriam o que desconhecem e,
por outro lado, corrompem-se naquilo que conhecem” (Judas 1:10)

 
 
O CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil apela para que lideranças religiosa cristãs recuperem o bom senso e parem de incitar o ódio contra religiões de matriz africana, espírita e demais minorias, entre elas, a população LGBT.
 
Essa incitação está fazendo vítimas. A menina Kailane Campos, de 11 anos, praticante do Candomblé, é a mais recente atingida por essa onda de ódio. Antes de Kailane foi Mãe Dedé, 90 anos (clique aqui e saiba mais). No dia de hoje, Gilberto Arruda parece ter sido mais uma das vítimas. Todo tipo de intolerância é uma agressão ao próprio Evangelho.
 
O Estado brasileiro é laico! Ninguém pode impor seus valores religiosos ao conjunto da sociedade. As pessoas podem optar por sua religião ou podem optar por não tê-la. O respeito às diversidades é uma das mensagens do cristianismo. Negá-las e condená-las é ser incoerente com a mensagem cristã.
 
Por isso, ninguém é obrigado a crer como a maioria, mas todos são obrigados a respeitar a crença das minorias. Não há uma verdade apenas. Existem inúmeras! As várias vertentes do cristianismo é uma verdade entre muitas.
 
A liberdade religiosa não é um valor absoluto. Como todas as demais liberdades, ela precisa estar em rigorosa conformidade com os direitos humanos.
 
Que nas celebrações desse domingo, 21 de junho, possamos fazer o exercício da penitência e reconhecer os abusos. A história ocidental traz inúmeros exemplos de que a conjugação entre poder e religião nunca foi saudável e positivo.
 
Que possamos fazer o exercício da autocrítica e parar! Não esqueçamos das ambiguidades e contradições que também fazem parte da trajetória cristã. E lembrem-se que, ao não estabelecer diálogo, negamos o próprio Cristo.
 
Nossa solidariedade aos irmãos e irmãs das diferentes matrizes religiosas atingidas. Pedimos, perdoem-nos!
 
Chega de intolerância!
 
Deus é amor. Todo o resto é DESCAMINHO.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×