Tem início nesta segunda-feira, 8, o II Congresso Internacional da Faculdades EST, com o tema “Religião, mídia e cultura”. O objetivo do evento é estimular a reflexão a partir das diferentes áreas do conhecimento, em especial da Teologia, sobre o papel da religião na cultura e o papel da cultura na religião, a partir do contexto latino-americano e brasileiro.
A atualidade do tema a ser debatido é o ponto alto do encontro. O fenômeno de midiatização, em que a mídia exerce certa influência sobre outros campos de conhecimento, como o campo religioso ou o campo da cultura, merece um olhar atento dos estudiosos/as.
Nesse sentido, os/as organizadores/as do evento colocam as seguintes questões: Em que medida a cultura e a mídia são hoje também uma expressão religiosa? Em que medida a mídia influencia o campo religioso e as suas tradições? O que está embutido nestas relações todas?
O evento está organizado em torno de 15 simpósios temáticos, além de mesas-redondas, comunicações, palestras, cine-fórum, salão de pesquisa, apresentações culturais, exposições, espaços interativos, entre outras propostas.
Durante a tarde, cerca de 500 participantes da América Latina, América do Norte, Europa e África do Sul devem fazer o credenciamento no evento.
Às 19h, no Auditório do Colégio Sinodal, o Prof. Dr. Leonildo Silveira Campos faz a conferência de abertura, o tema é Igrejas cristãs brasileiras e cultura midiática: omissões, tensões e oportunidades.
A abertura pode ser acompanhada AO VIVO, confira a programação completa.