Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI subscreve a Nota Pública sobre Processo Eleitoral de 2014

CEBI subscreve a Nota Pública sobre Processo Eleitoral de 2014
CEBI subscreve a Nota Pública sobre Processo Eleitoral de 2014
9 de setembro de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
Procedei como filhos e filhas da luz. E o fruto da luz é toda espécie de bondade e justiça e de verdade – Ef 5.9.

 

 
Estamos em pleno processo eleitoral, período de debates, reflexões e exercício da cidadania. Novamente o povo brasileiro renova suas expectativas de que poderá participar na construção do país a partir de suas mais profundas aspirações.
 
Nas ruas e na mídia os candidatos e as candidatas apresentam suas propostas de continuar políticas públicas redutoras de pobreza. Também vemos as alianças partidárias acontecendo,com o objetivo de mais recursos para as campanhas e aumento do tempo na mídia. Muitas destas alianças não apresentam a preocupação com coerência programática. O critério que geralmente orienta estas alianças é a pergunta pelo melhor caminho para garantir a vitória eleitoral. Também vemos candidatos e candidatas procurando legitimar-se através do apoio de lideranças religiosas. Os espaços sagrados tornam-se uma espécie de novo palanque. Para tanto, o discurso político é adequado conforme a percepção de mundo do fiel a ser conquistado. Nesta busca, pautas e agendas relevantes para ampliação de direitos humanos são facilmente colocadas em segundo plano.
 
Repudiamos a instrumentalização da fé pela política eleitoral. Sabemos que para cada aliança estabelecida há a negociação de interesses e acordos que visam estabelecer garantias de privilégios para grupos religiosos específicos, em detrimento do bem comum. A tentativa de obter o voto do maior número de fiéis desta ou daquela comunidade esvazia e empobrece o discurso e debate políticos. Da mesma forma, valores religiosos são manipulados para legitimar percepções de mundo que nem sempre são coerentes com a esperança de que todas as pessoas têm direito à vida digna.
 
Lamentamos que ainda prevaleça o financiamento privado de campanhas políticas que geram compromissos danosos para a sociedade brasileira, reforçando a lógica de uma cultura patrimonialista na relação com o Estado. Também lamentamos o fato de que muitos grupos sociais continuarão sendo sub- representados.
 
Como organizações vinculadas a Igrejas e que acreditam que a democracia significa uma sociedade que garante direitos e oportunidades a todas as pessoas, afirmamos nosso compromisso com um Estado Laico e com:
 

a) A reforma do sistema político para garantir que os processos decisórios não se deem apenas pela via eleitoral, pois o exercício do poder deve estar alicerçado na soberania popular com democracia participativa;

b) A conscientização da população de que o poder econômico e outras formas de acordos não podem definir as eleições e nem comandar o mundo da política;

c) O aprofundamento da democracia plena. O processo eleitoral deve ser permeado por questões centrais que garantam a qualidade da democracia em nosso país;

d) A adesão à convocação dos movimentos e demais organizações que interpelam a sociedade brasileira a engajar-se no plebiscito popular por uma constituinte exclusiva e na defesa do Projeto de Lei de Iniciativa Popular para a Reforma Política.

 
COORDENADORIA ECUMÊNICA DE SERVIÇO – CESE
 
CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL – CONIC
 
CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS – CEBI

 

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi