Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Família Franciscana do Brasil emite nota sobre as queimadas no Centro-Oeste

Família Franciscana do Brasil emite nota sobre as queimadas no Centro-Oeste
27 de setembro de 2020 Comunicação

Diante do trágico  acontecimento das queimadas nos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado que vem dizimando boa parte da sua fauna e flora e, que poderia ser muito bem controladas com ações de governos, sobretudo do Governo Federal, a Conferência da Família Franciscana do Brasil emitiu no último dia 25 de setembro, a seguinte nota:

NOTA
Queimadas, conclamação a assumir atitudes perante a Casa Comum

Até quando a terra pranteará em seu luto e a relva de todo campo estará seca?
Perecem os animais e as aves por causa da maldade dos que habitam nesta terra,
pois eles costumam dizer: “Deus não dá atenção ao que estamos fazendo na
Terra!” (Jer 12, 4)

Num contexto de pandemia mundial, vivida sob o Covid-19, voltando nosso olhar para a realidade contemporânea em nível micro e macro, constatamos que vivemos uma forte crise político-social e econômico-financeira, e nossa Mãe Terra, que há séculos vem sofrendo agressões diversas, chora com os incêndios nos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado. Somemos a esta dor, as mentiras flagrantes que são disseminadas, desconstruindo a verdade e culpabilizando inocentes. Cobre-nos um manto de dor, sofrimento, tristeza e angústia. Urge reacendermos a chama da esperança e unir forças, pois “Estamos num momento crítico da  história da Terra, no qual a humanidade deve escolher o seu futuro… A nossa escolha é essa:
ou formamos uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros ou então arriscamos a nossa própria destruição e a da diversidade da vida” (Preâmbulo da Carta da Terra, no ano 2020).

A Conferência da Família Franciscana do Brasil, em comunhão com a Igreja, une-se a todas as organizações e movimentos sociais que têm se manifestado em favor da vida e cuidado com nossa Casa Comum, de modo especial em relação à destruição causada pelas queimadas nos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado. Não é possível permanecer em silêncio diante de tamanha violência e exterminação.

As consequências são nefastas e a falta de proteção ao meio ambiente, na verdade, vem beneficiando os grandes conglomerados econômicos que atuam na mineração e no agronegócio. Profundamente devastadores, suas ações vão além dos limites da suportabilidade.

Irmãs e Irmãos de todos os Regionais e Núcleos do Brasil, urge vozear em favor do cuidado com nossa Casa Comum, tão agredida e violada, para que seja mais respeitada e protegida contra violências e exterminações. Podemos e devemos colaborar para a transformação desta realidade trágica por meio do fortalecimento de “uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros”. Sabemos que a solução pode vir de uma coalizão de forças ao redor dos valores e princípios éticos e humanitários e através de nossas atitudes de apoio ou nos unindo a iniciativas populares de preservação ambiental que cuidam e defendem nossa Casa Comum.
Estejamos, porém, atentos em relação às populações indígenas e ribeirinhas que em tempos de pós-verdade, injustamente, estão sendo culpabilizadas. Cientes de que a solução para tantos e tais problemas não cairá do céu, perguntemo-nos ainda: Nas diferentes realidades onde vivemos e atuamos, o que e como podemos fazer para despertar crianças, jovens e adultos para a premente necessidade de cuidado com nossa Casa Comum?

Em unidade e sintonia, trazemos presente o apelo do Papa Francisco por ocasião da celebração dos cinco anos da Encíclica Laudato Si’, em que renova o chamado urgente por respostas à crise ecológica: “O grito da terra e o grito dos pobres não aguentam mais. Cuidemos da criação, dom de nosso bom Deus criador” (Convocação para a Semana Laudato Si’, 16/05/2020) e a convocação da Conferência dos Bispos do Brasil à sociedade brasileira para “…se unir mais ainda em torno do Pacto pela Vida e pelo Brasil, reforçando a voz dos que desejam um país mais justo e solidário, empenhados na proteção da Casa Comum, partindo dos mais vulneráveis” (Mensagem CNBB sobre as queimadas, 23/09/2020).
Na certeza de que São Francisco e Santa Clara intercedem por nós e por todo o povo de Deus, finalizamos invocando a proteção de nossa padroeira: “Oh Mãe preta, óh Mariama, invocamos suas bênçãos sobre toda a nossa família e sobre um Brasil sedento de “Paz – fruto da justiça, do bem e da Misericórdia de Deus” (Carta de Aparecida, 06/08/2017).

Fraterno abraço.

Brasília, 25 de setembro de 2020

 

Irmã Cleusa Aparecida Neves, CFA
Presidente da CFFB

 

Segue a Nota em PDF : Nota – Queimadas, conclamação a assumir atitudes perante a Casa Comum

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya

slot online judi bola terpercaya slot online terpercaya judi bola prediksi parlay hari ini