Ecologia

Em Davos, Bolsonaro ignora Carta da ONU e Constituição ao falar sobre “verdadeiros direitos humanos”

via Conectas Direitos Humanos*

Em discurso vago e objetivo, presidente destaca preservação ambiental sem mencionar as reservas indígenas e mudanças climáticas

Discurso Especial de Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil e Klaus Schwab, Fundador e Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial durante a sessão: “Discurso Especial de Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil” na Reunião Anual de 2019 do Fórum Econômico Mundial em Davos, 22 de janeiro de 2018 Centro de Congressos – Salão de Congressos. Copyright do Fórum Econômico Mundial / Christian Clavadetscher

Em seu primeiro discurso internacional, ocorrido nesta terça-feira (22), na plenária do 49º Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o presidente Jair Bolsonaro tentou distinguir verdadeiros e falsos direitos humanos, ignorando os princípios estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e no Art. 5º da Constituição Federal.

“Não existem falsos ou verdadeiros direitos humanos. O direito à saúde, à educação, a um julgamento justo e imparcial, a não sofrer tortura, ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, entre tantos outros, são todos interdependentes e indivisíveis entre si”, explica Caio Borges, coordenador de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais da Conectas.

“Os direitos humanos são iguais para todas as pessoas, sem privilégios ou distinções, assim como “paz”, “democracia” e “desenvolvimento”, termos utilizados pelo próprio presidente, pressupõem o respeito e a prevalência destes direitos em sua universalidade e amplitude”, completa o advogado.

Através de um discurso curto e objetivo, o mandatário também enfatizou o compromisso do país com progresso e desenvolvimento e destacou o país como exemplo de preservação ambiental.

“Chama a atenção quando o presidente diz que nosso país seguirá as ‘boas práticas internacionais’, citando especificamente a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Este órgão, do qual o Brasil busca fazer parte, tem incorporado em seus parâmetros os princípios de sustentabilidade e direitos humanos. Suas Diretrizes para Empresas Multinacionais, por exemplo, possui um capítulo completo sobre meio ambiente e outro sobre direitos humanos. Portanto, mais uma vez, seguir parâmetros internacionais significa, inclusive do ponto de vista comercial, respeitar os direitos humanos e promover sua aplicação a todos, sem distinção”, aponta Caio Borges.

Sem citar o termo “mudanças climáticas”, Bolsonaro citou que o país seguirá comprometido na redução de CO².

O presidente também apontou que o Brasil pode ser um potencial do agronegócio de forma sustentável, sem precisar desmatar. Porém, ao destacar os 30% de florestas protegidas não citou as demarcações indígenas, comprovadamente uma das principais barreiras para impedir desmatamento no país e que pode sofrer ataques após a transferência de sua responsabilidade ao Ministério da Agricultura.

Publicado originalmente por Conectas Direitos Humanos.

Foto de capa: EPA/GIAN EHRENZELLER, disponível aqui.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×