Ecumenismo

O conto da Ilha Desconhecida: Espiritualidade da Missão – Nancy Cardoso Pereira

O conto da Ilha Desconhecida: Espiritualidade da Missão - Nancy Cardoso Pereira

Me perguntam pela Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas: posso contar dos muitos encontros, as conversas e comidas partilhadas, os cantos e preces, algumas promessas e muitos desafios. Tanta coisa ao mesmo tempo. Mas entre o que o tempo e a historia pedem de nos e o que somos como movimento ecumenico existem portas, processos, encaminhamentos, protocolos… burocracia demais para missão de menos! melhor contar uma historia!

O conto de José Saramago – A Ilha Desconhecida – me intriga de tantos modos que vai se modificando a cada leitura. Quando um texto volta assim muitas vezes é porque a leitura fica pedindo interpretação, inquieta, desassossegada: tudo é bíblias! Pra quem não conhece o texto: (www.releituras.com/jsaramago_conto.asp ).

As portas me intrigam: a das petições, a dos obséquios e a porta das decisões. Na dos obséquios um rei e sua estrutura de troca de favores. Na das petições, um homem com um desejo e um pedido: ir em busca da ilha que não existe e, para tanto, precisa de um barco.

A insistência e a perseverança do homem-que-deseja desloca a narrativa para a porta dos fundos do Palácio. A ação do homem acorda os desejos das outra pessoas, os olhares e as atenções se concentram na ação determinada do homem-com-um desejo.

Organizado assim pelo desejo e a necessidade de um instrumento para alcançar seu desejo – a ilha desconhecida! – o homem move a estrutura do poder no Palácio, e faz com que o fluxo das informações e das atenções se desloquem para a porta dos fundos. O rei eh obrigado a se mexer: sai da porta dos obséquios e vem até a porta dos pedidos ouvir o homem-que-deseja.

E tu para que queres um barco, pode-se saber, foi o que o rei de facto perguntou quando finalmente se deu por instalado, com sofrível comodidade, na cadeira da mulher da limpeza, Para ir à procura da ilha desconhecida, respondeu o homem, Que ilha desconhecida, perguntou o rei disfarçando o riso, como se tivesse na sua frente um louco varrido, dos que têm a mania das navegações, a quem não seria bom contrariar logo de entrada, A ilha desconhecida, repetiu o homem, Disparate, já não há ilhas desconhecidas, Quem foi que te disse, rei, que já não há ilhas desconhecidas, Estão todas nos mapas, Nos mapas só estão as ilhas conhecidas, E que ilha desconhecida é essa de que queres ir à procura, Se eu to pudesse dizer, então não seria desconhecida, A quem ouviste tu falar dela, perguntou o rei, agora mais sério, A ninguém, Nesse caso, por que teimas em dizer que ela existe, Simplesmente porque é impossível que não exista uma ilha desconhecida, E vieste aqui para me pedires um barco, Sim, vim aqui para pedir-te um barco, E tu quem és, para que eu to dê, E tu quem és, para que não mo dês, Sou o rei deste reino, e os barcos do reino pertencem-me todos, Mais lhes pertencerás tu a eles do que eles a ti, Que queres dizer, perguntou o rei, inquieto, Que tu, sem eles, és nada, e que eles, sem ti, poderão sempre navegar, Às minhas ordens, com os meus pilotos e os meus marinheiros, Não te peço marinheiros nem piloto, só te peço um barco, E essa ilha desconhecida, se a encontrares, será para mim, A ti, rei, só te interessam as ilhas conhecidas, Também me interessam as desconhecidas quando deixam de o ser, Talvez esta não se deixe conhecer, Então não te dou o barco, Darás.

O homem-que-deseja recebe o apoio do povo que acompanha a novidade do diálogo.

Perante uma tão iniludível manifestação da vontade popular e preocupado com o que, neste meio tempo, já haveria perdido na porta dos obséquios, o rei levantou a mão direita a impor silêncio e disse, Vou dar-te um barco, mas a tripulação terás de arranjá-la tu…

O homem-que-deseja vai ao encontro de seu barco. Mas o que ele-deseja-mesmo não é o barco… o desejo é pela ilha desconhecida. Neste movimento a porta das decisões se abre e a mulher da limpeza do Palácio, abandona vassouras e seu lugar subalterno e vai com o homem, ela também uma mulher-que-deseja.

As dificuldades vão ser muitas e todas: o barco é ruim, precisa de reparos, está sujo e sem os instrumentos necessários. Não aparece a tripulação necessária e as dificuldades se transformam num pesadelo ruim que mistura o desejo com o fracasso da viagem, que confunde por instante o barco com a ilha, que experimenta motins e traições de marinheiros-piratas que nunca desejaram ilha alguma. Só o barco.

O homem do leme pergunta aos marinheiros que descansam na coberta se avistam alguma ilha desabitada, e eles respondem que não vêem nem de umas nem das outras, mas que estão a pensar em desembarcar na primeira terra povoada que lhes apareça, desde que haja lá um porto onde fundear, uma taberna onde beber e uma cama onde folgar, que aqui não se pode, com toda esta gente junta. E a ilha desconhecida, perguntou o homem do leme, A ilha desconhecida é coisa que não existe, não passa duma ideia da tua cabeça, os geógrafos do rei foram ver nos mapas e declararam que ilhas por conhecer é coisa que se acabou desde há muito tempo, Devíeis ter ficado na cidade, em lugar de vir atrapalhar-me a navegação, Andávamos à procura de um sítio melhor para viver e resolvemos aproveitar a tua viagem, Não sois marinheiros, Nunca o fomos, Sozinho, não serei capaz de governar o barco, Pensasses nisso antes de ir pedi-lo ao rei, o mar não ensina a navegar. Então o homem do leme viu uma terra ao longe e quis passar adiante, fazer de conta que ela era a miragem de uma outra terra, uma imagem que tivesse vindo do outro lado do mundo pelo espaço, mas os homens que nunca haviam sido marinheiros protestaram, disseram que ali mesmo é que queriam desembarcar, Esta é uma ilha do mapa, gritaram, matar-te-emos se não nos levares lá.

O mar não ensina a governar. Na verdade a governança do mar deveria ser aprendizagem coletiva daqueles e daquela com-um-desejo por uma outra ilha possível. Os marinheiros embarcados queriam se dar bem e não buscar o que ainda não é, reinventar a geografia, refazer o mapa. A falta de realismo do homem-que –pilota o barco cria o motim e o desgoverno. Ameaçado de morte, ele deixa o barco aportar numa ilha conhecida.

Na mistura entre o sonho e o pesadelo, o homem-que-deseja acorda abraçado à mulher-que-decidiu:

Acordou abraçado à mulher da limpeza, e ela a ele, confundidos os corpos, confundidos os beliches, que não se sabe se este é o de bombordo ou o de estibordo. Depois, mal o sol acabou de nascer, o homem e a mulher foram pintar na proa do barco, de um lado e do outro, em letras brancas, o nome que ainda faltava dar à caravela. Pela hora do meio-dia, com a maré, A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma.

Fico por aqui com a leitura. Eu quero também acordar abraçada a um homem-que-deseja. A porta da decisão que eu abri era aquela que exigia de mim apropriar-me de um barco, transforma-lo em instrumento de realização do desejo que moveu o poder da porta dos obséquios para a porta dos desejos.

Assim o CMI é um barco: fruto do desejo, bonito! Mas se a marinheirada passa a gostar mais do barco do que de velejar… gostar mais da terra firme do que da procura, o barco vira a coisa-em-si e jah naum saimos mais do lugar.

Entre o carisma e o poder muitas portas.

Que portas temos diante de nós?

Que porta queremos abrir?

aventureiros ou mercenarios?

Que barco? Que ilha?

o ja conhecido ou o que ainda naum eh?

A missão… (continua)

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×