Notícias

Carregar com a cruz [José Antonio Pagola]

 O relato da crucificação, proclamado na festa do Cristo Rei, recorda aos seguidores de Jesus que o Reino de Deus anunciado e inaugurado por Jesus não é um reino de glória e de poder, mas de serviço, amor e entrega total para resgatar o ser humano do mal, do pecado e da morte.
Habituados a proclamar a «vitória da Cruz», corremos o risco de esquecer que o Crucificado nada tem que ver com um falso triunfalismo que esvazia de conteúdo o gesto mais sublime de serviço humilde de Deus para com as Suas criaturas. A Cruz não é uma espécie de troféu que mostramos a outros com orgulho, mas o símbolo do Amor crucificado de Deus que nos convida a seguir o seu exemplo.
Cantamos, adoramos e beijamos a Cruz de Cristo porque, no mais fundo do nosso ser, sentimos a necessidade de dar graças a Deus pelo seu amor insondável. Mas sem esquecer que o primeiro que nos pede Jesus de forma insistente não é beijar a Cruz mas sim carrega-la. E isso consiste simplesmente em seguir os seus passos de forma responsável e comprometida, sabendo que esse caminho nos levará mais tarde ou mais cedo a partilhar o seu destino doloroso.
Não nos está permitido aproximar-nos do mistério da Cruz de forma passiva, sem intenção alguma de assumi-la. Por isso, temos de cuidar muito de certas celebrações que podem criar em torno da Cruz uma atmosfera atrativa mas perigosa, que nos distraem do convite a seguir fielmente o Crucificado nos fazem viver a ilusão de um cristianismo sem Cruz. É precisamente ao beijar a Cruz que escutamos o chamado de Jesus: «Se alguém vem detrás de mim… que carregue com a sua cruz e me siga».
Para os seguidores de Jesus, reivindicar a Cruz é aproximar-se serviçalmente dos crucificados; é introduzir justiça onde se abusa dos indefesos; é reclamar compaixão onde só há indiferença ante os que sofrem. Isto irá trazer-nos conflitos, rejeição e sofrimento. Será a nossa forma humilde de carregar com a Cruz de Cristo.
O teólogo católico Johann Baptist Metz tem insistido no perigo de que a imagem do Crucificado acabe por nos ocultar o rosto de quem vive hoje crucificado. No cristianismo dos países do bem-estar está ocorrendo, segundo ele, um fenômeno muito grave: «A Cruz já não tira a tranquilidade de ninguém, não tem nenhum aguilhão; perdeu a tensão do seguimento a Jesus, não chama a nenhuma responsabilidade, mas retira-nos dela».
Não teremos todos de rever qual é a nossa verdadeira atitude ante o Crucificado? Não teremos de nos aproximarmos Dele de forma mais responsável e comprometida?
José Antonio Pagola
Tradutor: Antonio Manuel Álvarez Perez
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×