Notícias

Campanha da Fraternidade 2017 tem início hoje, quarta-feira de cinzas

Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”

Você sabe o que é a Campanha da Fraternidade 2017? Ainda não? Bom, a Campanha da Fraternidade 2017 – CF 2017, é realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil. A CF 2017 nada mais é do que uma campanha que envolve a comunidade com diversas ações pastorais em todas as regiões do Brasil.

A Campanha da Fraternidade é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade, sempre abordando temas atuais, que a cada ano propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos, onde toda a população envolvida na Campanha da Fraternidade é convidada a ver, julgar e agir.

Campanha da Fraternidade 2017

Muitas pessoas se perguntam, “Mas quando a Campanha da Fraternidade começa?” A Campanha da Fraternidade sempre começa na quarta-feira de cinzas e acontece durante o ano todo! Muitas pessoas acham que ela termina depois da Páscoa, mas não, como dissemos, ela dura até o fim do ano, junto com o Ano Litúrgico, onde são desenvolvidas diversas atividades pastorais.Podemos citar alguns exemplos de como a Campanha da Fraternidade 2017 é trabalhada, debatida e refletida com a comunidade, são eles: Cartazes, desenhos, músicas, texto-base, textos voltados para cada pastoral, vídeos e muito mais!

Tema e lema da Campanha da Fraternidade 2017

Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

Em nota, o Bispo da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Dirceu, fala sobre a abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2017:

Com o início da Quaresma nesta Quarta Feira de Cinzas, a Igreja Católica em nosso país, motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – faz o lançamento da Campanha da Fraternidade, com o nosso olhar para a criação, dada por Deus a nós, para cultivar e guardar. Temos riquezas naturais, florestas, fauna, água com clima variado: tudo deve ser cultivado e guardado e não destruído.

A Biodiversidade é uma riqueza, com árvores, animais terrestres e aquáticos. Assim, o nosso olhar é para a vida que está em nosso território, iluminados pelos biomas brasileiros. Bioma – duas palavras gregas que significam vida e massa: vida de um determinado ambiente, com pluralidade de seres vivos. Conjunto de vida animal, e vegetal, com agrupamento de tipos de vegetação identificados, com condições geoclimáticas similares: eis a diversidade – são os biomas.

Os biomas são divididos em grandes bacias hidrogeográficas – e estes com sub-bacias menores e microbacias. Uma das grandes riquezas do Brasil está na diversidade formando um ecossistema territorial. A saúde desse ecossistema encontra-se ameaçada, devido a desigualdade em nosso país.Características de cada bioma brasileiro:Amazônia: o maior bioma do Brasil – com 61% do território brasileiro. Região ambicionada pelas riquezas naturais, com imensa diversidade.

Sua destruição coloca em risco o ciclo das águas e aquecimento global.Caatinga: bioma exclusivo do Brasil, sendo região semiárida, com 844.453 km². É capaz de ressuscitar no período das chuvas.Serrado: é o bioma mais antigo da face da terra. Sua biodiversidade é imensa. Uma vez extinto, não tem mais poder de regeneração. Compreende 22,65% do território nacional.Mata Atlântica, com floresta tropical: é uma área de 1.315.460km², rica em biodiversidade, com grande concentração urbana (120 milhões de brasileiros).

Cidades com problemas de saneamento básico, abastecimento de água, tratamento de esgoto. Os moradores sofrem impactos com as chuvas.Pampa: planície com criação de gado, do Rio Grande do Sul e se estende na Argentina e Uruguai. É ameaçado por monoculturas estranhas ao ambiente: pinus, eucalipto.Pantanal: é o menor bioma brasileiro, com 150.355 km². Extensa área úmida, sendo a pecuária a principal atividade. É ameaçado por monocultura e mineração.

Os biomas são sempre organização natural da vida. Esses biomas são habitados por povos oriundos da Europa, nações indígenas, comunidades quilombolas e comunidades tradicionais.Além da população urbana que impacta com esses biomas, temos problemas de clima, água, poluição, enchentes, secas…

O ser humano ocupa um lugar especial na criação, colocado pelo Criador à frente da obra criada. Nesta Quaresma desejamos uma nova concepção fraterna entre nós seres humanos e com todos os seres vivos do planeta. A vida é toda ela fraternal. Queremos intensificar uma pastoral em defesa da vida de todos os seres vivos do planeta. O Brasil é um país casa, casa que abriga o que nos é comum; há diversidade nesta casa.A criação, projeto original de Deus, desejada por Ele e criada por amor. Cada dia Deus criou um elemento novo: luz, firmamento, separação das águas, solo, nas águas e no ar, os peixes, pássaros, animais.

Deus formou, por último, o homem, com o poder de guardar cultivar a criação. A criação é obra-prima de Deus, tendo o homem missão especial, criado à imagem de Deus. O jardim como espaço de encontro com Deus e de vivência fraterna: harmonia total.Cultivar e guardar a criação (Gn. 2, 15). A criação pertence a Deus e o homem recebeu a missão de cuidar e guardar a terra. A Igreja tem uma responsabilidade pela criação, deve defender a terra, a água, o ar como dons da criação que pertencem a todos. Deve proteger o homem contra a destruição de si mesmo.Queremos harmonia entre ecologia humana e ecologia ambiental. O ser humano é guardião de toda a criação e de todas as criaturas.

(Texto base da Campanha da Fraternidade 2017) Dom Dirceu Vegini – Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu”Com informações: Site Campanha da Fraternidade 2017, Assessoria Diocese de Foz do Iguaçu

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×