Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Alesp instala comissão para investigar crimes da PM no período pós-ditadura

Alesp instala comissão para investigar crimes da PM no período pós-ditadura
Alesp instala comissão para investigar crimes da PM no período pós-ditadura
24 de fevereiro de 2015 Centro de Estudos Bíblicos

São Paulo – Sob a liderança do movimento Mães de Maio, foi instalada nesta sexta-feira (20) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a Comissão da Verdade da Democracia, que investigará crimes praticados pela Polícia Militar no período pós-ditadura. A ideia surge a partir das Comissões da Verdade, debruçadas na apuração e encaminhamento dos crimes do Estado no período de exceção, que com a lei da Anistia, de 1979, foram varridos para debaixo do tapete.

A comissão conta com apoio da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça e de movimentos sociais – em especial movimentos negros e articulados na periferia. A estrutura para a audiência de instalação da comissão foi coordenada pelo deputado estadual do PT Adriano Diogo, cujo mandato se encerra em 15 de março. A comissão não tem, ainda, força de lei, o que deve dificultar o processo de investigação.

Para a coordenadora do Mães de Maio, Débora da Silva, o mais importante agora é jogar luz sobre dezenas de casos não esclarecidos pelo poder público, envolvendo agentes da polícia. "Quem paga por esses crimes é só a mãe que chora pelo filho morto. É importante que a história seja contada tal como aconteceu, que a memória seja preservada. Inclusive a memória recente. Nossos filhos morreram e ainda morrem, e se não fizermos nada continuarão morrendo na mão da PM."

O foco serão crimes cometidos pela polícia contra a população pobre, negra e periférica após 1988. Essa investigação, no entanto, não deve estabelecer um critério cronológico, mas casos de maior repercussão terão prioridade a princípio, como o chamado "crimes de maio", quando ocorreu o assassinato de pelo menos 493 civis na região metropolitana de São Paulo, promovido por grupos vinculados à PM, em resposta aos ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) de 2006. São esses os crimes que levaram as mães dos jovens mortos a criarem o movimento Mães de Maio.

Segundo o consultor da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça Dário de Negreiros, um dos principais desafios da nova Comissão é levantar dados e elaborar um estudo consistente comprovando que a ditadura militar, período em que a Polícia Militar foi criada, é a responsável por um conjunto de práticas violentas e criminosas que orientam a atuação da PM ainda nos dias hoje. "Procuramos diversos especialistas desta área e, embora se fale muito em desmilitarização da polícia, não temos nenhum estudo certificando que o que era praticado durante o período de exceção não se encerrou, mas foi direcionado para a população negra e que mora na periferia."

Neste esforço, trabalharão os pesquisadores José de Jesus e Maria Guerra, emprestados pela Comissão de Anistia. Os estudos ainda serão elaborados, mas Maria Guerra disse que é possível afirmar que desde 1979 a estrutura da PM se manteve a mesma e os conceitos gerados no passado viraram conduta da polícia no período democrático. "A violência já existia, mas o conceito de desaparecimento foi criado na ditadura é usado até hoje para ocultar crimes e criminosos. Sabemos que pessoas são mortas e jogadas em valas, enterradas como indigentes. Essa prática foi estabelecida em 1970."

Durante a audiência desta sexta-feira, aberta aos movimentos sociais que tendem a se agregar à discussão, a principal preocupação era a sensibilização a opinião pública sobre o que consideram o extermínio da população. "Tem alguém que aperta o gatilho (a polícia), alguém que arquiva o processo (a justiça), a imprensa que endossa ao massacre dos pobres, e a população que aplaude. Não vamos avançar enquanto esse extermínio estiver naturalizado", disse Negreiros.

A próxima audiência está marcada para o dia 12 de março e ainda não tem local e horário definidos.

Texto: Carol Scorce (Rede Brasil Atual)

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya

slot online judi bola terpercaya slot online terpercaya judi bola prediksi parlay hari ini