Notícias

Acordo eleitoral adotado na Somália aprova 30% de representação feminina no parlamento

Acordo eleitoral adotado na Somália aprova 30% de representação feminina no parlamento

O secretário-geral das Nações Unidas elogiou o compromisso da Somália de que 30% do parlamento seja ocupado por mulheres e destacou a necessidade de elaborar um caminho para se chegar ao sufrágio universal até 2020.

"Dá-me um prazer particular compartilhar grandes novidades convosco", disse o chefe da Missão de Assistência Especial da ONU na Somália (UNSOM), Michael Keating, ao Conselho de Segurança, a respeito do acordo alcançado pelo governo somali sobre as eleições de 2016.

Entre os pontos mais relevantes do acordo está o compromisso de representar as mulheres e os grupos minoritários no governo, com as mulheres a ocuparem 30% do próximo parlamento.

"Isto é o culminar de quase seis meses de intensas consultas. E este pode ser um divisor de águas, marcando o aumento da maturidade política da Somália", afirmou Keating. Acrescentou, no entanto, que o sucesso do país dependerá da gestão de ameaças, especialmente as representadas por grupos terroristas, como o Al-Shabaab.

As três semanas que passaram desde que assumiu a função de representante especial "não foram as mais fáceis", reconheceu Keating, sendo marcadas por intensa negociação política e por dois ataques terroristas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no entanto, elogiou a liderança somali pela decisão tomada, e destacou a urgência de se estabelecer um roteiro político em direção a um sufrágio universal na Somália até 2020, para garantir um momento contínuo de transição do país para a democracia.

Keating também informou que a situação humanitária no país é "preocupante". Milhões de crianças, mulheres e idosos estão vulneráveis, e 4,9 milhões – ou 40% da população – precisam de ajuda humanitária. Mais de 1,1 milhões de civis são deslocados internos e 300 mil crianças abaixo dos 5 anos sofrem de desnutrição. Vários milhões também não têm acesso a cuidados de saúde, a água e a saneamento básico. O chefe da UNSOM pediu que o plano de resposta humanitária recentemente lançado seja "generosamente" apoiado.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort