Por Equipe de Publicações-CEBI Nacional
O CEBI tem mantido contado com o Frei Ettore Maranji, um italiano em missão no Quênia, que tomou gosto pele jeito do CEBI atuar nas comunidades promovendo a Leitura Popular da Bíblia. Ele está neste momento trabalhando nas periferias de Nairóbi(Capital) utilizando como subsídio o Curso Popular de Bíblia, material do CEBI Pará, organizado pela Tea Frigério. Inclusive vem novidades por aí… estamos trabalhando na tradução deste material para a língua inglesa, com adaptação para a realidade queniana.
Mas vem dos encontros de estudos bíblicos de lá uma notícia que muito nos alegra, como este que aconteceu no dia de 26 de junho e o Frei Ettore registra em sua rede social:
“Da “HIStory para HERStory”
Da Bíblia escrita por homens (cf. O Livro de Siraque) para a Bíblia escrita por mulheres (cf. os livros de Judith, Ruth e Ester)…Lembrando as mulheres quenianas esquecidas, mas que têm sido muito importantes na caminhada – influenciando nossas vidas.”
Complemento
O país Quênia- Quênia (em suaíli e inglês Kenya), oficialmente República do Quênia, é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Sudão do Sul e pela Etiópia, a leste pela Somália e pelo oceano Índico, a sul pela Tanzânia e a oeste pelo Uganda. A capital e cidade mais populosa é Nairobi. O dioma oficial é o inglês e o Suaíli, essa de origem banto. A área do Quênia abrange 581 309 km2 e o país tem uma população de cerca de 45 milhões de habitantes(2014). Religião : A população é de maioria Cristã, sendo essa crença partilhada por 82% dos quenianos, (47% de protestantes, 23% de católicos romanos e 12% praticantes de outras religiões cristãs), 11% da população declara-se como muçulmana, outros 10% segue crenças indígenas/tribais e 2% têm outras religiões.