Notícias

A bênção do Papa para Greta “Vá em frente com a tua batalha”

via IHU Online*

“Hoje conheci Francisco. Agradeci-lhe por falar tão claramente sobre a crise climática. Ele me disse para ir em frente”. Calças pretas, tênis azul-púrpura, camiseta cinza e um grande sorriso, a sueca Greta Thunberg, de dezesseis anos, que se tornou uma estrela, dando vida ao movimento climático internacional dos jovens, encontra o Papa na Praça de São Pedro.

Conversa brevemente com ele, mostrando a faixa “Join the climate strike” (Junte-se à greve pelo clima). “Deus te abençoe, vá em frente Greta”, Bergoglio diz a ela pedindo que reze por ele.

Acompanhada por seu pai Svante, Greta não é recebida por Francisco em uma audiência oficial, mas apenas no chamado “beija-mão” (uma saudação rápida) no final do encontro geral com os fiéis, que acontece toda quarta-feira. No entanto, quem conhece a Santa Sé sabe que a modalidade do encontro não é uma diminuição: “O Papa aprecia e compartilha o trabalho de Greta pelo clima e contra a escravidão”, diz um monsenhor presente na praça enquanto observa divertido a jovem ativista abrigar-se do sol com um guarda-chuva. Ele também ressalta: “O fato de o papa ter parado para conversar e não tenha se apressado é bastante claro”. E também a declaração de encorajamento a Greta de Alessandro Gisotti, porta-voz do Vaticano, também é bastante eloquente.

O imprimatur papal para a atividade de Greta também se deve à tenacidade da jovem. A sua determinação é conhecida: durante meses, todas as sextas-feiras, com qualquer clima, ela se manifestou diante do Parlamento de Estocolmo, pedindo para tomar medidas contra as mudanças climáticas. Mas receber o incentivo de uma das autoridades morais mais importantes do mundo é mais um sinal.

O clima, de resto, está no topo das preocupações de Francisco: para ele, não há cristianismo, sem respeito pelo meio ambiente, com o devido respeito àqueles que o acusam de submeter as questões ambientais àquelas doutrinárias. A carta encíclica Laudato sì’, nesse sentido, diz que, se existe um programa de governo no Vaticano, tem o meio ambiente entre seus alicerces. Sobre Greta, há mais ou menos um mês, havia se expressado o máximo expoente das questões ambientais da Santa Sé.

Em entrevista ao jornal La República foi o diretor da Academia de Ciências, Marcelo Sanchez Sorondo, a dizer: “Estou certo de que Francisco está muito feliz com esta iniciativa em defesa do clima. Ele foi o primeiro a querer escrever a encíclica Laudato si’, inclusive em vista dos acordos de Paris, e várias vezes falou sobre tais acordos com vários chefes de governo, presenteando a mesma encíclica a Donald Trump”.

O desafio da Santa Sé aos “lobbies do petróleo” que lucram ao poluir o globo foi lançado desde o início deste pontificado. Donald Trump também é um inimigo declarado publicamente. Não por acaso muitas das intervenções de Steve Bannon na Itália são dirigidas contra Francisco e sua defesa do clima. Para o Vaticano, os lobbies que elegeram Trump querem um certo tipo de políticas sobre o clima. Para eles, o Papa continua sendo um obstáculo que não havia sido previsto. Enquanto Greta, para a Santa Sé, é uma aliada.

Na última semana a jovem sueca foi ao Senado, onde se encontrou com a presidente, Elisabetta Casellati. Depois foi a vez do evento organizado na Piazza del Popolo pela secção italiana das Fridays for Future.

A reportagem é de Paolo Rodari, publicada por la Repubblica, 08-04-2019. A tradução é de Luisa Rabolini. Retirado do site do IHU Online.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×