Nos dias 12 e 13 de setembro de 2015, aconteceu mais um seminário de representantes dos grupos que fazem sua caminhada de Leitura Popular da Bíblia através do Projeto Extensivo de Formação de Biblistas, sob a orientação do CEBI.
Eram 35 pessoas que foram acolhidas generosamente no sítio de Salvador e Silvana, no município de Itatiba/SP. A equipe local de coordenação dos grupos do Extensivo na região de Campinas, com muita solicitude, acolheu a todos com carinho.
Foram dias de estudo e de convivência entre pessoas vindas de vários grupos do Extensivo, como da região de Campinas/SP, de Osasco/SP, do Rio de Janeiro e do Ceará.
O tema deste seminário foi um estudo sobre as principais divindades cultuadas em Canaã, a partir das contribuições arqueológicas de Ugarit. Como Canaã é o berço da origem das tribos israelitas, consideramos importante fazer esse estudo, tendo em vista a influência dos cultos cananeus na religião de Israel. Isso ajudou a perceber a diversidade de rostos sagrados do Antigo Israel. Consideramos importante celebrar e resgatar essa diversidade dos rostos da divindade, a fim de acolher hoje a pluralidade dos rostos humanos e a diversidade religiosa.
Assim, poderemos melhor contribuir na superação das violências cometidas em nome de um Deus e no respeito à diversidade. Aprendemos de Jesus, em sua conversa com a Samaritana, que os verdadeiros adoradores são aqueles que adoram em espírito e verdade. E, no evangelho segundo João, espírito e verdade é sinônimo de vida, amor e liberdade.